Escola do Nova Lima ganhará aparelhos de ar-condicionado e tatame do TRT
Doação será oficializada nesta quinta-feira e beneficiará alunos que praticam judô; 31 equipamentos garantirão climatização em todas as salas de aula
A Escola Estadual Lino Villachá, no Nova Lima –norte de Campo Grande– receberá nesta quinta-feira (29), em solenidade às 10h, um total de 40 quimonos e chinelos e um tatame para prática de judô, bem como 31 aparelhos novos de ar-condicionado, do TRT-24 (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região). As doações integram o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Na ocasião, também será inaugurada a reforma da quadra de esportes, executada pelo governo do Estado.
O tatame e os quimonos vão beneficiar os alunos, com idades entre 9 e 17 anos, que desde o início deste ano praticam aulas de judô. “Nosso material não é profissional e o tatame não abarca o espaço todo da sala. A doação vai melhorar a qualidade do ambiente e segurança dos alunos”, afirmou o diretor Olívio Mangolin. O tatame é composto por 25 placas emborrachadas de 2x1 metros e vão cobrir também as laterais das paredes, evitando que os alunos se machuquem.
O juiz do Trabalho Márcio Alexandre da Silva, gestor regional do programa, afirma que a intenção do projeto “é estimular que essa criança ou adolescente fique na escola, possa aprender e, no futuro, ter uma profissão”. O projeto conta também com parceria da FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), cujo presidente, César Prohetti Paschoal, é advogado trabalhista há 30 anos.
A Lino Villachá tem 1.270 alunos em três turnos. A unidade também ganhará 31 aparelhos de ar-condicionado –hoje, apenas uma sala de aula é climatizada, sendo que as doações permitirão que todas tenham equipamentos. A escola funciona na Rua Haroldo Pereira, 887.
Além do juiz Silva, o presidente do TRT-MS, desembargador do trabalho João de Deus Gomes de Souza, e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participam da solenidade, que marcará também a entrega da reforma do ginásio poliesportivo da unidade, que ganhou acessibilidade, arquibancada e fechamento de estrutura.