ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 21º

Capital

"Está com muita dor": paciente aguarda cirurgia há mais de 1 mês

Thiago da Silva Nunes está à base de morfina desde o dia 11 de novembro após acidente de moto

Por Rafaela Palieraqui | 27/12/2024 12:19


Paciente está deitado na maca e aguarda cirurgia (Foto: Vitória Teles)
Paciente está deitado na maca e aguarda cirurgia (Foto: Vitória Teles)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Thiago da Silva Nunes, 23 anos, aguarda há mais de um mês uma cirurgia para implantar uma prótese no fêmur, fraturado em um acidente de moto. Internado na Santa Casa de Campo Grande e medicado com morfina para controlar a dor, seu tratamento está parado porque o hospital alega falta de verba para adquirir a prótese, apesar de laudo médico apontar a urgência da cirurgia devido ao risco de infecção e outras complicações. A esposa de Thiago relata a situação e a Santa Casa ainda não se pronunciou sobre o caso.

Há mais de um mês internado à base de morfina, na Santa Casa de Campo Grande, Thiago da Silva Nunes, de 23 anos, aguarda uma prótese após quebrar o fêmur em um acidente de moto, no dia 11 de novembro. Pelo Direto das Ruas, a esposa Vitória Teles de Oliveira Souza, de 21 anos, relatou que o hospital afirma não ter verba para realizar a cirurgia.

Segundo Vitória, o marido bateu em um carro e sofreu fraturas no fêmur. Em seguida, foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário e, devido à gravidade do caso, foi encaminhado para a Santa Casa. “Ele ainda não fez a cirurgia, porque tem que comprar a prótese para colocar no lugar do osso e até agora nada. O hospital falou para mim que está sem dinheiro”, diz a esposa.

A reportagem teve acesso ao laudo médico emitido no dia 14 de dezembro, escrito pela equipe da Santa Casa, que cita a impossibilidade de realizar a cirurgia porque a prótese não foi disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Foi solicitado desde o início o material adequado para o caso (prótese total de quadril cerâmica/importada), levando-se em conta a idade do mesmo, expectativa de vida, potencial economicamente ativo do mesmo”, cita o documento.

Laudo médico da Santa Casa (Foto: Vitória Teles)
Laudo médico da Santa Casa (Foto: Vitória Teles)

Porém, uma observação no laudo afirma que a necessidade da cirurgia é urgente, porque há risco de uma infecção com o passar dos dias. Além disso, Thiago apresentou, com o tempo, encurtamento muscular e rotação externa do mid (membro inferior direito).

“Ele tá sofrendo muito. Thiago está à base de morfina. Está com muita dor, até agora nada. Nada de cirurgia”, lamenta Vitória.

A Santa Casa emitiu uma nota, confirmando que o paciente aguarda a prótese há cerca de um mês. Segundo o hospital, esse material não é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde, por isso foi feito requerimento à prefeitura de Campo Grande. Mas a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que não existe a possibilidade de repasse, porque o SUS ainda não adquire esse tipo de tecnologia.

Com a negativa, diretoria técnica e equipe de Ortopedia, reforçaram que a ambas já se manifestaram "pela necessidade do uso da prótese cerâmica/cerâmica, porém se faz necessário o custeio pelo Gestor Pleno da Saúde', no caso, o município.

"A Santa Casa esclarece que todos os trâmites de contato com a Secretaria de Saúde para a compra do material foram realizados e reitera o compromisso com todos os pacientes da instituição."

Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizonta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias