ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Fios caídos na Mato Grosso fazem moradores bloquearem pista com sacos de lixo

Ninguém na região sabe como os fios arrebentaram, ou quando isso aconteceu

Geisy Garnes e Cleber Gelio | 31/12/2021 15:32
Sacos de lixo bloqueiam pista da Avenida Mato Grosso (Foto: Cleber Gelio)
Sacos de lixo bloqueiam pista da Avenida Mato Grosso (Foto: Cleber Gelio)

Fios caídos em plena Avenida Mato Grosso fizeram com que moradores improvisassem o bloqueio da pista com sacos de lixo nesta sexta-feira (31). A “sinalização” obriga os motoristas que seguem em direção ao Parque dos Poderes desviarem o caminho pela Travessa Zezé Flôres e exige cuidado de quem faz o trajeto contrário.

Os cabos caídos nas duas pistas da avenida pertencem a rede de telefonia. Ninguém na região sabe como os fios arrebentaram, ou quando isso aconteceu, mas para evitar acidentes, moradores resolveram bloquear a via por conta própria entre as ruas Hermelita de Oliveira Gomes e Zezé Flôres.

Em sentido Centro, apenas uma pista está liberada (Foto: Cleber Gelio)
Em sentido Centro, apenas uma pista está liberada (Foto: Cleber Gelio)

Com sacos de lixo, fecharam completamente a pista em sentido ao Parque dos Poderes. Também usaram sacos e caixotes de madeira para interditar parte da via em direção ao Centro da Capital.

Por conta disso, os motoristas que seguem para o bairro precisam entrar na Travessa Zezé Flôres. Quem vai para o Centro ainda consegue passar pela Mato Grosso, mas apenas uma das pistas está liberada.

A situação caótica das fiações na cidade foi alvo de diversas reportagens no Campo Grande News. Além da poluição visual, o problema com caminhões que se enroscam na fiação é frequente, deixando moradores e comerciantes sem energia, internet e telefone.

Para tentar solucionar o problema, a Lei Complementar 348 foi publicada pela Câmara em 4 de abril de 2019. O texto obriga que tanto a concessionária de energia elétrica quanto empresas que utilizam os postes devem seguir normas técnicas e regularizar as estruturas com a retirada da fiação excessiva. A lei deveria ser regulamentada em 90 dias, o que ainda não ocorreu.

Segundo a administração municipal, a fiscalização de energia elétrica é responsabilidade da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Já a agência nacional afirma que a responsabilidade pela manutenção dos postes e redes telefônicas é dividida entre as empresas proprietárias dos mesmos e as operadoras que os alugam para a instalação de fios.


Nos siga no Google Notícias