Hemosul atende até às 17h e busca reforçar estoque de sangue O
O tipo sanguíneo está abaixo de 50% do necessário para atender hospitais de MS
Em busca de doadores, principalmente do tipo sanguíneo O (negativo e positivo), o Hemosul vai atender até às 17h neste sábado (dia 9) em Campo Grande.
Dados atualizados ontem mostram que os estoques de O- e O+ estão abaixo de 50% do necessário para atender as unidades hospitalares do Estado. O tipo sanguíneo A+ estava com estoque médio, que significa um pouco abaixo do ideal.
Para doar, basta comparecer ao Hemosul com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Além dos critérios tradicionais - ter entre 16 a 69 anos e pesar 55 quilos ou mais - é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a covid.
O prazo é de 48 horas para Coronavac e sete dias para os demais imunizantes: Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente.
Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeita de covid podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar sete dias após o ultimo contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.
O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro de Campo Grande.
Dúvidas podem ser esclarecidas no site do Hemosul (clique aqui), nas redes sociais (@hemosulms) ou por meio do telefone (67) 99298-6316.