Homens que invadiram casa para cobrar dívida são condenados por extorsão
Renato Adauto Porto e João Henrique Salles Marandiripi foram presos em outubro de 2024
Presos em outubro do ano passado, Renato Adauto Porto e João Henrique Salles Marandipi foram condenados por extorsão. Os dois foram acusados de invadir casa no Bairro Santa Luzia, em Campo Grande para cobrar uma dívida, agredir e manter pai e filho em cárcere no dia 29 daquele mês. O julgamento aconteceu na última semana na 6ª Vara Criminal da Capital e a sentença foi publicada nesta terça-feira (15), no Diário da Justiça.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O processo tramitou em sigilo, mas segundo a publicação de hoje, Renato e João foram acusados de lesão corporal, invasão de domicílio, disparo de arma de fogo e extorsão. Os dois acabaram sendo absolvidos dos três primeiros crimes e foram condenados apenas pelo último.
Com isso, João Henrique foi sentenciado a cinco anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto já que tem bons antecedentes. Renato no entanto, foi condenado a 6 anos, três meses e 29 dias em regime fechado e os registros criminais anteriores serão analisados na segunda fase, segundo a publicação.
Caso – Conforme boletim de ocorrência registrado na época, homem, que não teve a identidade divulgada, pegou dinheiro emprestado com agiota e não pagou a dívida. Naquele dia, João e Renato foram até a casa do idoso para cobrar o valor. A dupla quebrou o portão da residência e invadiu o local. Quando entraram, começaram a agredir a vítima com socos e chutes dizendo que mataria os dois.
O homem tentou se defender e deu alguns socos contra os agressores. Enquanto isso, o pai da vítima conseguiu avisar a família e acionou a Polícia Militar através do 190. Uma viatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) também passava pelo local e deu apoio à equipe, que ao acessar a casa os encontrou cometendo as agressões.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, os agentes deram ordem para que os homens parassem e conseguiram imobilizar João e Renato, que foram presos em flagrante e algemados. O dono da casa informou que eles já haviam ido até o local por várias vezes e em uma delas deram tiro na parede e que, por medo, ele não foi até a delegacia registrar o caso.
Os autores foram para a delegacia algemados, onde o caso foi registrado como lesão corporal dolosa, ameaça, violação de domicílio e agiotagem. Com eles foram encontrados duas bolsas com cinco aparelhos celulares, carteira com documentos e cartões de banco, papéis com informações de juros e capital de supostas devedores, cartões de visita com nome de empresa de empréstimos e chaves.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.