ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Hospital gaúcho busca pessoas com asma em Campo Grande para estudo

Voluntários devem ter entre 6 e 65 anos; eles serão acompanhados por 1 ano

Por Cassia Modena | 13/07/2025 15:55
Hospital gaúcho busca pessoas com asma em Campo Grande para estudo
Homem adulto usa bombinha de asma (Foto: Pixabay/Banco de imagens gratuitas)

Pessoas que têm asma não controlada e moram em Campo Grande poderão participar de estudo clínico que o hospital filantrópico Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), realiza com o apoio do Ministério da Saúde. É preciso ter entre 6 e 65 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), está realizando um estudo clínico para pessoas com asma não controlada em Campo Grande e outras 17 cidades brasileiras. O projeto, denominado CuidAR, conta com apoio do Ministério da Saúde e oferece 960 vagas para voluntários entre 6 e 65 anos. Os participantes receberão acompanhamento especializado por 12 meses e terão acesso a exames importantes como espirometria. Em Campo Grande, os interessados devem procurar a USF Indubrasil, localizada na Avenida Ji-Paraná. O estudo visa reduzir o adoecimento por asma no Brasil, que afeta aproximadamente 20 milhões de pessoas.

Foram abertas, ao todo, 960 vagas para voluntários em cidades de 13 estados. Além da capital de Mato Grosso do Sul, elas são divididas entre: Ananindeua (PA), Araçatuba (SP), Araucária (PR), Cabedelo (PB), Cruzeiro do Sul (RS), Encantado (RS), Esteio (RS), Guaratinguetá (SP), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Pelotas (RS), Recife (PE), Rio Verde (GO), São Gonçalo do Amarante (RN), São Luís (MA), Várzea Grande (MT) e Vitória (ES).

Para participar em Campo Grande, basta procurar a USF (Unidade de Saúde da Família) Indubrasil - Dr. Manoel Secco Thomé, localizada na Avenida Ji-Paraná, 140, no Jardim Sayonara. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A iniciativa é chamada de Projeto CuidAR e tem o objetivo de reduzir o adoecimento por asma no Brasil. Estima-se que existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Mais informações estão disponíveis aqui.

O Hospital Moinhos de Vento vinculou o estudo ao Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que permite desenvolver projetos voltados à saúde pública em troca da isenção de impostos federais.

Como será - Ao se voluntariar, pacientes passam por uma triagem e, atendendo aos critérios do estudo, terão acompanhamento especializado por 12 meses na unidade de saúde onde se candidataram. Cada local deverá admitir 24 pessoas.

Durante o estudo, haverá acesso a exames importantes, como o medidor de pico de fluxo expiratório e a espirometria, que ajudam no controle da doença. Além disso, serão avaliados os impactos nos indicadores da asma neste período, em cada paciente.

O projeto CuidAR fará, ainda, a avaliação da efetividade do curso de educação a distância que qualifica equipes multidisciplinares da APS (Atenção Primária à Saúde) no diagnóstico e manejo da asma.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias