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Licitação emperra, mas Infraero deve manter suspensão de voos noturnos

Lidiane Kober | 27/08/2013 17:34
Passageiro vai ter transtorno com suspensão de voos noturnos (Foto: Cleber Gellio)
Passageiro vai ter transtorno com suspensão de voos noturnos (Foto: Cleber Gellio)

A licitação para definir empresa responsável pela reforma da pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande emperrou, mas a Infraero (Empresa Brasileira Infraestrutura Aeroportuária) deve manter a suspensão de voos noturnos que, somada à alta do dólar, resultou no aumento de cerca de 15% do preço das passagens áreas na Capital.

A previsão era iniciar a obra, orçada em R$ 12 milhões, no dia 1º de setembro. Mas, por telefone, a assessoria de imprensa da Infraero informou que as cartas das empresas interessadas na licitação nem sequer foram abertas. A estimativa era revelar as propostas no dia 13 de julho, agora, a meta é abrir as ofertas no dia 6 de setembro.

Para a Infraero, é “normal” esse tipo de atraso. A assessoria ainda frisou que o início da reforma no dia primeiro de setembro era “apenas uma previsão”. O cronograma da obra, no entanto, foi definido após várias reuniões entre empresas aéreas, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

O plano era executar a primeira etapa entre o dia 1° de setembro e 20 de outubro. Neste período, pousos e decolagens seriam suspensos entre às 21h e 7h (horário local). A medida, inclusive, começou a impactar no preço das passagens.

Segundo o consultor de viagens da FlyTour, Eferson Miranda, o aumento do preço é resultado da alta do dólar e da suspensão dos voos noturnos. “Das 21h às 7h, o aeroporto está fechado, são menos voos e a lei da oferta e procura acaba impactando”, comentou.

Questionada sobre a influência da obra no preço das passagens, a assessoria da Infraero afastou rapidamente culpa na elevação da tarifa. Segundo a empresa, as companhias são “responsáveis” pelo reajuste. “Foi aberta oportunidade a todos para adequar e mudar os horários de voos”, frisou a assessoria.

Cronograma final - Na segunda etapa, de 15 de outubro a 15 de novembro, a meta é realizar serviços nas pistas de manobra "C", "D" e "E". Na terceira etapa da reforma, prevista para o período entre 15 de novembro e 13 de janeiro de 2014, a expectativa era executar a instalação das ranhuras na pista principal, o que interditará a via entre 23h e 5h.

No total, a meta é recuperar os 2.600 metros de pista, instalar ranhuras e restaurar o pátio de aviação geral num prazo de 240 dias. Até agora, a Infraero não apresentou novo cronograma das obras.

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