ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Multivacinação de crianças e adolescentes começa 2ª na Capital

Também na segunda-feira, Sesau vai dar início à imunização contra a poliomielite em crianças de até 4 anos

Guilherme Correia | 05/08/2022 09:45
Criança recebe vacina contra paralisia infantil na campanha de 2021. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Criança recebe vacina contra paralisia infantil na campanha de 2021. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos começa nesta segunda-feira (8), em Campo Grande. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o objetivo é atualizar caderneta de vacina, em geral, e imunizar o grupo de até quatro anos contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil.

Segundo a diretriz do Ministério da Saúde, as duas campanhas - de multivacinação e contra a poliomielite - devem seguir até 9 de setembro, com o “Dia D” em 20 de agosto. No ano passado, em Mato Grosso do Sul, foi registrado menor índice de vacinação contra polio desde 1997.

Desde 1990, o Brasil não tem registro da poliomielite e, em 1994, recebeu certificado de área livre de circulação do vírus. A preocupação de realizar a nível nacional uma campanha se deve ao fato que ainda há países que registram casos da doença e, entre o ano passado e o primeiro semestre de 2022, outras duas regiões do mundo, que também não possuíam mais a circulação do vírus, registraram casos novos da doença.

A paralisia infantil pode provocar sequelas graves, com risco de evoluir para a morte. Segundo o secretário municipal de Saúde, a única forma de garantir que não haja casos novos é por meio da vacinação”.

Crianças menores de um ano receberão o imunizante conforme calendário infantil. Os indivíduos de um a quatro anos, no entanto, receberão vacina por via oral, conhecida como a gotinha.

Estas crianças também serão alvo da campanha de atualização de caderneta, que atingirá também adolescentes de até 14 anos. Na multivacinação, todas as doses da rotina da criança e do adolescente, assim como as vacinas da gripe e da covid-19, estarão disponíveis.

Nos siga no Google Notícias