ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Novas estações de embarque em duas vias vão custar R$ 1 milhão

Prefeitura abriu licitação para construção de 11 estações em Campo Grande

Caroline Maldonado | 18/11/2022 09:18
Corredor de ônibus na Rua Brilhante em Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado)
Corredor de ônibus na Rua Brilhante em Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado)

Foi aberta licitação que prevê custo de até R$ 1.078.532,94 para construção de 11 estações de embarque na Avenida Bandeirantes e na Rua Bahia, onde há corredores de ônibus do lado esquerdo, em obras ou em operação.

A concorrência lançada pela Secomp (Secretaria Executiva de Compras Governamentais) prevê gastos com serviços preliminares; demolições, remoções e supressões; fundação; estrutura; acabamentos e complementares; instalações elétricas; aterramento; plataforma e administração local de obra.

As empresas interessadas em concorrer devem apresentar documentação de habilitação e a proposta até às 9h do dia 10 de janeiro de 2023, na sala de reuniões da Secomp, que fica na Avenida Afonso Pena, nº 3.297, no Paço Municipal, no Centro.

Estações - Esta é a segunda licitação para instalar estações porque a empresa vencedora da primeira pediu rescisão de contrato. Com os terminais prontos, será possível colocar em funcionamento os dois corredores exclusivos para o trajeto dos ônibus que se estendem por 5,2 quilômetros.

O tempo de viagem no transporte coletivo irá reduzir, como ocorreu no primeiro trecho do corredor sudoeste, ativado em maio passado, ligação da Avenida Afonso Pena com o terminal Bandeirantes, onde circulam 45 ônibus de 6 linhas. A velocidade média aumentou, conforme levantamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Na Bandeirantes, que é o braço bairro/centro do corredor sudoeste, estão programadas ao longo dos seus 3,5 km de extensão, 7 estações com módulos de 10 metros em plataformas de 40 metros, localizadas nas esquinas com as ruas Campinas, Hermenegildo Pereira, Bélgica, Tenente Antônio João Figueiredo, Argemiro Fialho, no meio da quadra entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Brilhante e na esquina com a Rua Visconde Taunay.

A partir do cruzamento com a Rua 26 de Agosto, o corredor sai da margem esquerda para a da direita para facilitar a entrada dos ônibus na Avenida Afonso Pena.

Na Rua Bahia, primeiro trecho do corredor Norte (ligação da Avenida Afonso Pena com o Terminal General Osório), as 4 estações serão nas esquinas com as ruas da Paz, Antônio Maria Coelho, das Garças e das Paineiras.

Está sendo recalculada a planilha de custos para retomada do corredor da Marechal Deodoro (entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho), último trecho da ligação com o centro da cidade. Foram feitos 5,5 km de recapeamento (duas pistas de 2,75 km), além da drenagem. Serão concluídas e seguida as 5 estações e o reordenamento do trânsito no Trevo Imbirussu.

Corredores de ônibus - Quando toda a malha de corredores, com mais de 54 km, estiver funcionando, a expectativa é que a velocidade média dos ônibus aumente. Está em andamento a implantação corredor da Avenida Calógeras, ligação centro/bairro com os terminais Morenão e Guaicurus, que terão 3 corredores de acesso nas avenidas Gury Marques e Costa e Silva.

O sentido bairro/centro do Corredor Norte terá faixas exclusivas de tráfego nas avenidas Cônsul Assaf Trad e as ruas Alegrete e 25 de Dezembro.

(*) Matéria alterada para correção de informações a pedido da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura) às 14h43.

Nos siga no Google Notícias