Para combater evasão escolar, Guarda treina 400 para vigiar estudantes
A Guarda Municipal de Campo Grande vai treinar cerca de 400 agentes para realizar a ronda escolar a partir deste segundo semestre. Além de combater a evasão, que chega a 30% na rede municipal de ensino, os guardas vão combater atos de vandalismo nos terminais, pontos de ônibus, shoppings e até o consumo de drogas pelos estudantes fora da sala de aula.
A primeira turma começa o curso na próxima segunda-feira. O Diário Oficial de Campo Grande publicou, nesta quinta-feira (23), a relação de 217 guardas municipais que vão fazer o curso de capacitação. A segunda turma começa as aulas na primeira semana de agosto.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, os agentes vão ter palestras com promotores de Justiça, delegados e conselheiros tutelares. As aulas vão focar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e ensinar os direitos e deveres dos menos de 18 anos.
Ele explicou que o MPE (Ministério Público Estadual) estima que a evasão pode chegar a 30 mil alunos, 30% dos 100 mil matriculados nas escolas municipais. Os alunos flagrados fora das salas de aula em terminais de ônibus, shoppings ou praças serão encaminhados para a delegacia e ao Conselho Tutelar.
Azambuja explica que a ronda escolar era feita, mas não tinha a intensidade que será adotada a partir de agora. Os guardas vão combater os atos de vandalismo, pichações, consumo de drogas, cigarro e até narguilé.
Segundo o secretário de Segurança Pública, as ações também atendem aos pedidos feitos pelos pais, que participam da formulação da nova política por meio de associações nas escolas.