ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 28º

Enquetes

Maioria dos leitores toparia mudar de cidade por emprego, aponta enquete

Enquete mostra que maioria deixaria a cidade por uma vaga de trabalho melhor; leitores relatam experiências

Por Viviane Oliveira | 11/07/2025 07:50
Maioria dos leitores toparia mudar de cidade por emprego, aponta enquete
Uma das rodovias de Mato Grosso do Sul (Foto: Osmar Veiga)

A maioria dos leitores do Campo Grande News, 86%, afirmou que aceitaria se mudar de cidade em busca de uma oportunidade de trabalho. Outros 14% disseram que não deixariam sua cidade atual. A enquete rendeu muitos comentários nas redes sociais, com relatos de quem já fez as malas e viveu essa experiência.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Enquete revela que 86% dos leitores do Campo Grande News se mudariam por emprego. Relatos de mudanças bem-sucedidas e a busca por melhores salários impulsionam a vontade de buscar novas oportunidades em outras cidades e até no exterior. A pesquisa gerou debate nas redes sociais, com leitores compartilhando experiências pessoais. Mato Grosso do Sul apresenta baixo índice de desemprego, com 4% no primeiro trimestre de 2025, e Campo Grande com 4,1%, consolidando-se como um mercado atrativo. Apesar disso, muitos moradores consideram a possibilidade de migrar para outros estados ou países em busca de melhores salários e perspectivas de carreira.

Silvio Roberto contou que saiu de Campo Grande aos 13 anos e foi para São Paulo, onde começou a trabalhar ainda adolescente. “Fui registrado numa firma onde fiquei quatro anos, depois, entrei numa multinacional onde fiquei por quase 30 anos e me aposentei. Para mim deu super certo”, relatou.

A disposição para novas experiências foi compartilhada por outros leitores. “Goiânia e Minas Gerais me chama que eu vou”, brincou Rosa Cunha. Já Manoel Barboza disse preferir a capital sul-mato-grossense: “Conheço vários estados. Campo Grande em primeiro lugar para morar e trabalhar”.

Na contramão, Maria Luiza Pereira Dias afirmou: “Claro que não, aqui tem muitas oportunidades”. Jaqueline Lara disse ter saído da cidade aos 4 anos e hoje vive no Rio Grande do Sul. Lindalva Fernandes contou que mora em Campo Grande, mas trabalha em diferentes cidades do Estado. “Eu trabalho fora, mas moro aqui. Igual muitos que trabalham em Ribas do Rio Pardo”, explicou.

Para outros leitores, a proposta salarial pesa na decisão. “Se o salário for bom, eu vou”, comentou Marlene Silva. “Com certeza, se pagar mais do que ganho aqui e a empresa bancar o aluguel. Caso contrário, estou fora”, afirmou Mary Pereira.

Carlos Silva disse já ter mudado várias vezes de Estado em busca de oportunidades. “Saí do Mato Grosso do Sul, morei no Paraná, me mudei para Santa Catarina. A vida é isso. Se não formos com medo, não saberemos como será”, refletiu. Já Sandra Rios está de olho em vagas fora do Brasil. “Com certeza, estou em alguns processos de trabalho para o exterior. Vai que dá certo”, disse.

Mato Grosso do Sul surpreende pelo desempenho no mercado de trabalho: no primeiro trimestre de 2025, o estado registrou apenas 4,0 % de desocupação, a quarta menor taxa do Brasil, enquanto Campo Grande marcava 4,1 %, posicionando-se entre as seis capitais com menos desemprego.

Maioria dos leitores toparia mudar de cidade por emprego, aponta enquete

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias