Riedel destaca pequenas empresas como base do crescimento econômico de MS
Evento reúne gestores públicos e privados para debater estratégias de desenvolvimento local
Em um movimento para consolidar a cultura empreendedora e acelerar o desenvolvimento regional, o governador Eduardo Riedel (PSDB) participou nesta sexta-feira (11), em Campo Grande, da abertura do Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores. O evento é promovido pelo Sebrae-MS, em parceria com o Governo do Estado, e reúne autoridades, gestores públicos e lideranças empresariais de 35 municípios do Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o encontro tem como foco qualificar os tomadores de decisão e ampliar a integração entre os setores público e privado. A ideia é que a liderança local esteja preparada para promover políticas que estimulem o empreendedorismo e tragam soluções sustentáveis para os territórios.
O governador destacou a relevância da iniciativa. “Mato Grosso do Sul cresce entre 5% e 6% ao ano. Isso não é obra do acaso, mas de um ambiente de negócios fortalecido e do esforço coletivo de quem empreende, desde o microempreendedor individual até o empresário de médio porte. A base do nosso crescimento está no dinamismo dessas pessoas que acreditam no Estado e geram emprego e renda”, declarou Eduardo Riedel.
Riedel enfatizou ainda a importância de investir em gente, em capacitação e suporte aos negócios locais. “Desenvolvimento se faz com pessoas, com formação e apoio real. Cada grande empresa que chega ao Estado movimenta dezenas de pequenos negócios ao seu redor. Isso precisa ser planejado. É fundamental oferecer apoio a quem quer empreender e transformar sua realidade. Este evento é parte dessa transformação”, reforçou.
O evento faz parte do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado que atua diretamente em 35 municípios com o objetivo de estruturar planos de desenvolvimento local, com metas para educação, infraestrutura, ambiente de negócios e sustentabilidade. Durante o encontro, foi lançada também a 13ª edição do PSPE (Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora), que reconhece boas práticas de gestão pública voltadas ao fomento do empreendedorismo.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, os municípios precisam assumir protagonismo na estratégia de crescimento do Estado. “Não há desenvolvimento estadual sem desenvolvimento municipal. Estamos trabalhando para que cada prefeito, cada secretário local, tenha um plano claro de onde quer chegar, com indicadores, metas e compromisso com a transformação da realidade local. Hoje, o Mato Grosso do Sul tem 2,9 milhões de habitantes e 350 mil empresas. Em média, uma a cada oito pessoas tem um negócio. Isso é muito expressivo e exige políticas públicas consistentes”, avaliou.
Mendonça também reforçou a importância da capacitação de líderes públicos. “Este encontro serve para que todos possam trocar experiências, conhecer o que funcionou em outras cidades e alinhar objetivos. Nosso papel é criar pontes e eliminar barreiras para o desenvolvimento. Liderança, hoje, é saber aonde se quer chegar e unir forças para isso, independentemente de ideologia ou posição política”, acrescentou.
O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Thalles Tomazelli, destacou o papel do empreendedorismo não apenas como atividade econômica, mas como motor de transformação social. “O empreendedorismo não é só abrir um negócio. É sobre criar oportunidades, evitar a migração de jovens em busca de trabalho em outras regiões, dar um futuro para quem quer crescer em sua terra natal. É nossa responsabilidade como líderes criar um ambiente em que isso seja possível”, pontuou.
A programação do encontro inclui painéis, palestras e rodas de conversa com nomes de destaque nacional. Entre os participantes estão a senadora Tereza Cristina; o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck; o historiador Leandro Karnal; o estrategista em comunicação Sérgio Augusto de Andrade; e a empreendedora e refugiada síria Myria Tokmaji, que compartilhou sua experiência de superação e sucesso no Brasil.
Também participa o consultor do Sebrae/MS e ex-prefeito de São Gonçalo do Pará (MG), Ângelo Roncalli, reconhecido por sua atuação em políticas públicas inovadoras para o empreendedorismo local.
A iniciativa marca um momento de convergência entre gestores públicos e o setor produtivo em torno de um mesmo objetivo: fortalecer a economia regional por meio de uma cultura empreendedora sólida e sustentável.
“É um trabalho coletivo. Precisamos de planejamento, metas, indicadores, mas, principalmente, precisamos de líderes que acreditem no potencial das suas cidades. Que tenham visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento com propósito. E esse encontro é um ponto de partida essencial para isso”, concluiu Claudio Mendonça.