ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 14º

Capital

Portal inicia implementação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos

Plano Municipal para a Primeira Infância estabelece metas para a próxima década

Por Kamila Alcântara e Ketlen Gomes | 25/03/2025 15:45
Portal inicia implementação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos
Controlador-geral do município, Elton Dione de Souza, segura o código QR que direciona para o portal (Foto: Paulo Francis)

Para dar transparência aos investimentos públicos do município, foi lançado nesta terça-feira (25) o Portal da Primeira Infância. A plataforma reúne informações sobre as ações do "Plano Municipal para a Primeira Infância", que traça diretrizes para os próximos 10 anos em Campo Grande.

Representantes da educação, saúde e assistência social destacam que a iniciativa faz parte da implementação das políticas públicas voltadas para essa fase da vida. A presidente da comissão responsável pela elaboração do plano, Leusa de Melo Secchi, afirmou que todos os setores públicos estão envolvidos e que o plano tem força de lei.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Para dar transparência aos investimentos públicos do município, foi lançado o Portal da Primeira Infância, que reúne informações sobre o "Plano Municipal para a Primeira Infância" em Campo Grande. A iniciativa, que envolve educação, saúde e assistência social, visa qualificar serviços para crianças de 0 a 6 anos ao longo de 10 anos. O portal, que garante transparência financeira, poderá ser expandido para outras áreas. A vice-prefeita destaca o impacto nas futuras gerações. O plano foi elaborado de forma democrática, com participação de várias entidades e da sociedade civil.

“A intenção é que, ao longo desses dez anos, o plano qualifique os serviços oferecidos pelo poder público para crianças de zero a seis anos, incluindo desde a gestação. Um exemplo é a ampliação das vagas em instituições públicas para os anos iniciais da educação. Isso envolve a expansão da rede, recursos, formação de professores, gestores e melhorias na infraestrutura”, explicou Leusa.

Portal inicia implementação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos
Apresentação da página inicial do site (Foto: Paulo Francis)

Para o controlador-geral do município, Elton Dione de Souza, o portal garante mais transparência aos processos financeiros, permitindo que a população acompanhe as informações de forma clara.

“Por enquanto, o foco está na primeira infância, mas a ideia é expandir para todas as áreas, como o custeio. Vamos montar um painel para que a prefeitura acompanhe os gastos, investimentos e outras informações. Esse é o papel da controladoria: dar apoio à gestão”, afirmou Elton.

A vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) destacou que essa iniciativa terá impacto nas próximas gerações. “Isso tudo é pelas nossas crianças. Na verdade, é uma obrigação nossa no presente para preparar o futuro”, afirmou. O portal já está ativo e pode ser acessado aqui.

Portal inicia implementação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos
Vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) de Campo Grande, durante o lançamento do Portal da Primeira Infância (Foto: Paulo Francis)

Plano Municipal para a Primeira Infância – Divulgado em novembro do ano passado, o projeto foi elaborado por meio de um processo democrático e participativo, com o envolvimento de diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, Poder Legislativo, Judiciário e sociedade civil. Também contou com a escuta e participação das crianças, sujeitos de direito a quem se destina o documento.

Nos siga no Google Notícias