ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeita diz que “busca consenso” com enfermagem, mas não fala em evitar greve

Sindicato anunciou paralisação a partir das 10h da próxima segunda-feira (27)

Caroline Maldonado e Jéssica Benitez | 24/02/2023 09:10
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), na Unigran, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), na Unigran, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (Patriota) comentou, na manhã desta sexta-feira (24), o anúncio dos servidores da enfermagem que farão greve a partir das 10h de segunda-feira (27).

“Já houve a primeira conversa, recepcionamos uma comissão que sentou, no início de janeiro, com as nossas equipes da Sesau e é um direito dos nossos servidores e a gente vai trabalhar buscando consenso”, disse Adriane, referindo-se à Secretaria Municipal de Saúde.

Adriane falou sobre o assunto em entrevista, durante evento para lançamento do calendário esportivo da Unigran, em Campo Grande.

A greve foi anunciada hoje (24) pelo Sinte (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem do Município de Campo Grande). A entidade destacou que os profissionais se sentem “esgotados, violados em suas integridades, adoecidos, e agora indignados”.

O sindicato reivindica o cumprimento da Lei do Plano de Carreira, gratificação de insalubridade, pagamento de direitos como quinquênios e classes e falta de medida para viabilizar o Piso Nacional da Enfermagem. Os enfermeiros lembram que passados quase três anos de vigência da lei, a prefeita descumpriu no dia 31 de dezembro de 2022 o prazo para o enquadramento sem apresentar qualquer proposta.

A categoria informou que serão afetados os serviços de enfermagem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no entanto, farão esforços para garantir o direito à vida nas urgências e emergências, nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

“No entanto, como ainda há tempo até o início da greve, contamos com a sensibilidade da Prefeita Municipal para que se evite a greve. Este comunicado visa garantir o que estabelece a Lei de Greve”, diz a nota do Sinte.

Nos siga no Google Notícias