ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Seis meses após devolução, prefeita reenviará projeto do parquímetro à Câmara

Vereadores tem que votar proposta que prevê volta da cobrança e expansão das vagas

Por Caroline Maldonado | 23/03/2024 12:09
Equipamento de cobrança em vaga do Centro, em 2022, antes da remoção (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Equipamento de cobrança em vaga do Centro, em 2022, antes da remoção (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O projeto para a concessão que trará de volta a cobrança pelo uso das vagas de estacionamento do Centro de Campo Grande será reenviado pela prefeita Adriane Lopes (PP) à Câmara Municipal nos próximos dias. Há seis meses, a proposta chegou para os vereadores, mas eles pediram alterações no texto, entre elas a redução da previsão de 15 anos de concessão.

A falta de consenso sobre esse extenso período e o valor a ser cobrado por hora pelo uso de cada vaga foram o que dificultaram as discussões e fizeram o reenvio do projeto à Casa de Leis demorar, segundo a prefeita.

Para que haja uma nova concessão o projeto com as regras tem que ser aprovado pela Câmara Municipal em votação. Na antiga concessão, eram 2.458 vagas para veículos nesta área. As vias públicas poderão ter 6.209 parquímetros cobrando pelo uso das vagas.

O Centro de Campo Grande está sem a cobrança de estacionamento rotativo há um ano e onze meses. O novo estacionamento deve ser estendido a alguns bairros. O valor que era de R$ 2,50 deveria subir para R$ 4,40, conforme estudo preliminar da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) e da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

“O consenso do valor a ser cobrado, do entendimento dos comerciantes, dos usuários, da Câmara é o que tem feito o projeto demorar a ficar pronto. Para chegar no ideal você precisa ter uma escuta muito apurada para se chegar num valor que não impacte e que não traga dissabores pra quem usa ou para o município. Então, nós vamos encaminhar nos próximos dias à Câmara de Vereadores para apreciação desse projeto para que a gente possa trazer ele para o Centro, que é um pedido dos comerciantes os estacionamento rotativo”, comentou a prefeita na manhã deste sábado (23), durante o mutirão Todos em Ação, no Bairro Canguru.

A empresa Metropark ofereceu serviços de estacionamento rotativo na região Central de Campo Grande para ordenar o trânsito na região. O serviço funcionava de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o parquímetro cobrava de 8h às 13h.

O contrato firmado em 22 de março de 2002 foi encerrado em março de 2022. A empresa cobrava pelo estacionamento no quadrilátero da Avenida Fernando Corrêa da Costa à Avenida Mato Grosso e da Avenida Calógeras à Rua Padre João Crippa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias