ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Sindicato orienta professores a reforçar medidas contra vírus respiratórios

Entre as recomendações estão o uso de máscaras, higienização com álcool, uso de espaços abertos, entre outras

Por Lucas Mamédio | 28/04/2025 17:54
Sindicato orienta professores a reforçar medidas contra vírus respiratórios
Foto de 2021 quando houve necessidade de medidas de biossefurança por conta da covid (Foto: Divulgação/PMCG)

Diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Campo Grande, a direção da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) divulgou nesta segunda-feira (28) comunicado orientando professores da rede pública a reforçarem as medidas de biossegurança nas escolas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) emitiu orientações aos professores da rede pública para reforçar medidas de biossegurança nas escolas, devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Campo Grande. A situação levou a Prefeitura a decretar Emergência por 90 dias, após registrar 971 casos de SRAG, com 486 confirmações e 66 óbitos. Entre os principais vírus detectados estão Influenza A, Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório, sendo este último associado a quadros graves em bebês.

Entre as recomendações estão o uso de máscaras em ambientes fechados, higienização frequente das mãos com álcool em gel, manutenção dos espaços ventilados e afastamento imediato em caso de sintomas respiratórios. Segundo o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni, é preciso redobrar os cuidados neste momento.

“Estamos acompanhando com atenção os números divulgados pelas autoridades de saúde e percebemos a necessidade de reforçar cuidados que, embora conhecidos, precisam ser intensificados”, afirmou.

No sábado (26), a Prefeitura de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) publicaram o Decreto nº 16.246, que declara Situação de Emergência por 90 dias, diante da superlotação das unidades de saúde e do aumento de casos de doenças respiratórias e arboviroses. Desde o início do ano, foram registrados 971 casos de SRAG, com 486 confirmações e 66 mortes. Entre os vírus mais detectados estão Influenza A, Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), associado a quadros graves em bebês.

Como parte das ações de enfrentamento, foi ampliada a vacinação contra Influenza para toda a população a partir de seis meses de idade, implantado atendimento pediátrico 24 horas em unidades específicas e aberta a oferta de novos leitos em municípios do interior para aliviar a demanda em Campo Grande.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação. O órgão informou que as aulas continuam normalmente. Poré, a Semed informa que encaminhou a todas as unidades um CI (Comunicado Interno) orientativo para que fosse compartilhado com os estudantes e enviado aos pais as orientações da Sesau garantindo protocolos necessários para maior tranquilidade e segurança possível.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias