Temporal derruba árvore de 30 anos e atinge duas casas em Campo Grande
Chuva forte com vento arrancou poste e provocou falta de energia no bairro

A chuva forte acompanhada de rajadas de vento registrada na tarde desta terça-feira (6) provocou a queda de uma árvore sobre duas casas na Rua Carlos Ferreira Viana Bandeira, em Campo Grande. Plantada há mais de 30 anos, segundo moradores, a árvore foi arrancada pela força do temporal, arremessada contra a rede elétrica, derrubou um poste e deixou ruas da região sem energia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma das residências atingidas foi a de Nilva Ferreira Rocha, de 55 anos. Ela contou que estava dentro de casa quando ouviu o barulho da queda. “Eu estava filmando lá na janela, aí ouvi aquele barulhão e meu filho começou a gritar. Saí correndo e não entendi o que estava acontecendo. Achei que estivesse destelhando a casa. Primeiro ela quebrou dois galhos e depois caiu”, relatou.
- Leia Também
- Chuva intensa provoca pane em carro e deixa motorista ilhada na Capital
- Em uma hora e meia de temporal, Capital registra 38 milímetros de chuva
Na casa de Nilva, a árvore danificou telhas, quebrou parte do muro e atingiu um pé de pinheiro no quintal. O imóvel mais prejudicado foi o do vizinho Weber Mendes, de 30 anos, policial militar, que relatou que a energia acabou no mesmo instante em que a árvore caiu.
“A chuva veio com muito vento. A gente só se deparou com o barulho e viu que a árvore caiu sobre a minha casa. Na hora a energia acabou porque o poste quebrou ao meio e os fios de alta tensão ficaram aqui”, disse.
Segundo Weber, um veículo terceirizado da concessionária de energia esteve no local para retirar a fiação por conta do risco elétrico. “O fio estava energizado. Um caminhão da empresa veio só para retirar os cabos por causa do perigo. Um bombeiro também passou aqui, mas tem várias ocorrências na cidade e a retirada da árvore ainda está na fila”, afirmou.
O morador explicou ainda que o muro trincou e a fachada da casa foi atingida. “Só depois que a árvore for retirada a gente vai conseguir saber todos os danos de fato”, completou.
De acordo com o meteorologista Natalio Abraão, a chuva desta terça-feira foi localizada exclusivamente em Campo Grande e não atingiu outros municípios de Mato Grosso do Sul. Ele explicou que os maiores volumes foram registrados em bairros da Capital, enquanto na região do aeroporto não houve registro de chuva. A temperatura máxima chegou a 32,9°C, com sensação térmica de 36°C, e foram contabilizados 455 raios durante o temporal. A previsão indica que não deve chover mais nesta terça-feira.
Em nota, a Energisa informou que “a força do temporal arrancou a árvore, que foi arremessada sobre a rede elétrica e impactou o fornecimento de energia nas ruas próximas ao ocorrido”. A distribuidora afirmou ainda que isolou o trecho afetado e que “o fornecimento de energia segue normal para os demais clientes da região”.
Ainda conforme a concessionária, profissionais técnicos já estão no local, atuando nos reparos emergenciais de segurança para iniciar a reconstrução da rede elétrica danificada e restabelecer o fornecimento de energia para todos os clientes.
A Energisa reforçou que, “ao observar objetos na rede elétrica ou cabos rompidos, a orientação é nunca se aproximar, pois eles podem permanecer energizados mesmo quando caídos ao solo”, e orienta que ocorrências sejam comunicadas pelos canais oficiais.
O episódio ocorre no mesmo bairro onde, também nesta terça-feira, a chuva derrubou uma árvore sobre um carro estacionado na Rua Brigadeiro Thiago. O veículo ficou completamente destruído, a fiação foi arrancada e a dona do automóvel, grávida de nove meses, passou mal após o susto e precisou de atendimento médico.



