Detran investiga suspeita de fraudes nas vistorias
Além do setor de exames, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) investiga também fraudes no setor de vistorias. Há suspeitas de facilitação de aprovação de veículos.
Até agora nenhum dos 15 funcionários do setor foi suspenso. O Detran explica que apenas alguns estão sendo investigados, mas não revela quem são nem quantos. São vistoriados cerca de 350 veículos por dia. Em média, 10% não são aprovados.
Já na parte de exames, cinco servidores foram afastados e alocados em outras funções até a conclusão das investigações. Eles estariam facilitando a aprovação de candidatos.
No esquema há suspeitas de envolvimento de um funcionário de uma auto-escola, Bento de Souza, conforme mostram gravações telefônicas feitas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e divulgadas pela TV Morena.
Em um primeiro momento, o Detran chegou a anunciar que todos os 78 examinadores do órgão seriam investigados. Ontem o diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Henrique Santos Pereira, explicou que isso seria inviável.
A suspeita de que servidores facilitam os exames de candidatos a motorista no Estado, começaram antes da Operação Carta Branca, que desarticulou quadrilha paulista acusada de vender 40 mil CNHs em todo país, 4 mil para condutores de Mato Grosso do Sul.
Por conta da operação, 150 documentos foram suspensos no Estado. Todos são de pessoas que tiraram CNH em São Paulo e transferiram para Mato Grosso do Sul.