ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Aparecida do Taboado e Amambai comemoram aniversário

Municípios estão localizados nas regiões leste e sul do Estado

Por Murilo Medeiros | 28/09/2024 07:49
Portal da entrada da cidade de Aparecida do Taboado (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Portal da entrada da cidade de Aparecida do Taboado (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Os municípios de Aparecida do Taboado e Amambai celebram aniversário de emancipação político-administrativa neste sábado (28). As duas cidades completam 76 anos.

Conhecida como a “terra dos 60 dias apaixonado”, por conta da música de Chitãozinho e Xororó, Aparecida do Taboado fica na região leste do Estado, a 458 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Aparecida do Taboado tem 29.446 habitantes, num território de 2.751,485 quilômetros quadrados.

Os primeiros habitantes chegaram à região na década de 1830, mas a instalação do povoado iniciou-se por volta de 1900, conforme o IBGE. A região era passagem obrigatória do gado que ia às cidades paulistas de Barretos e São José do Rio Preto, o que favoreceu o fortalecimento do povoado.

Até 1933, a cidade já tinha a primeira escola, capela, jornal e três juízes de paz. Em 1936 o povoado foi elevado à categoria de distrito. Aparecida do Taboado virou município em 28 de setembro de 1948, pela Lei nº 130.

A prefeitura não divulgou programação de aniversário.

Imagem aérea da cidade de Amambai (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Imagem aérea da cidade de Amambai (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Amambai - A cidade do sul do Estado tem cerca de 41.414 habitantes, de acordo com o IBGE. O município, distante 351 quilômetros da Capital, é conhecido como “cidade crepúsculo”.

De acordo com IBGE, o povoamento da região se iniciou em 1580, com as missões jesuítas espanholas. Em 1628, bandeirantes descontentes com a ampliação dos jesuítas se estabeleceram na região e destruíram parte do povoado.

O clima belicoso entre bandeirantes portugueses e jesuítas espanhóis se estendeu por muito tempo na região. Os conflitos só pararam em 1777, com o Tratado de Santo Ildefonso.

O desenvolvimento da região foi impulsionado pela exportação de erva-mate, iniciada em 1882. A instalação do povoado começou em 1903, quando ali se fixaram os pioneiros Januário Lima, Marcelino Lima, José Garibaldi Rosa e Oscar Trindade.

Em 1938 foi criado o distrito de Patrimônio União, anexado ao município de Ponta Porã. O nome Amambai veio em 1946, pelo Decreto 9.055. O distrito foi elevado à categoria de município em 28 de setembro de 1948.

Para celebrar o aniversário da cidade, o grupo Atitude 67 se apresentou na sexta-feira (27), na Praça Coronel Valêncio de Brum.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias