ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Após estragos da chuva, Guia Lopes deve declarar calamidade

Um alerta foi emitido junto com a Defesa Civil, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nesta sexta

Por Ketlen Gomes | 18/04/2025 16:15

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após fortes chuvas em Guia Lopes da Laguna, o prefeito Dr. Max planeja decretar estado de calamidade pública. A cidade registrou mais de 100 mm de chuva, causando alagamentos, quedas de árvores e desabamento de um muro de abrigo infantil. A prefeitura, junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, está atuando para socorrer a população e liberar vias. A Energisa restabeleceu a energia após interrupções. A prefeitura alerta para o risco de cabos energizados e disponibiliza contatos de emergência para a população.



Devido à forte chuva que atingiu Guia Lopes da Laguna na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito do município, Dr. Max (PL), informou ao Campo Grande News que pretende decretar estado de calamidade pública. Por meio de uma rede social, a prefeitura emitiu um alerta à população, em conjunto com a Defesa Civil Municipal, divulgando os números de contato da Defesa Civil e da Energisa.

Segundo o prefeito, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva apenas durante a manhã. Desde a noite de ontem (17) chove no município, mas a tromba d’água ocorreu por volta das 8h desta sexta-feira, acompanhada de raios e trovões.

Ao longo do dia, a prefeitura, com apoio da Defesa Civil Municipal, realizou diversos atendimentos, como o resgate de uma senhora que não conseguia se locomover, a abertura de passagens de água em terrenos e a retirada de uma família de casa devido ao alagamento da residência.

Dr. Max destacou ainda que, com apoio do Corpo de Bombeiros, houve a remoção de árvores caídas, enquanto a Secretaria de Obras atua com tratores para alargar e desassorear valetas, a fim de permitir o escoamento da água.

“Já fizemos o decreto para declarar estado de calamidade pública e esperamos que isso facilite a compra de lonas e materiais”, afirmou o prefeito. Por conta das chuvas, um muro de aproximadamente 60 metros de um abrigo infantil desabou, e a prefeitura pretende adquirir tapumes para isolar o local. O prefeito também ressaltou o apoio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), que disponibilizou máquinas para auxiliar nos trabalhos.

Motoristas e moradores relataram diversos pontos de alagamento pela cidade, enxurradas e até uma piscina que foi arrastada para o meio da BR-267, na entrada do município.

Em nota publicada no Instagram, a prefeitura informou que está ciente da situação provocada pelas chuvas e que está mobilizada para prestar todo o apoio necessário à população. “Em parceria com a Defesa Civil Municipal, estamos acompanhando de perto a situação e prontos para agir em caso de emergências”, destacou o comunicado.

No município também foi registrado falta de luz, e a Energisa afirmou que reestabeleceu a energia para 100% dos clientes afetados, após a retirada de um bambu sobre a rede.

"O investimento em tecnologia, realizado pela Energisa, permitiu fazer manobras, reduzindo a quantidade de clientes afetados com a interrupção do fornecimento. É importante alertar que, diante dessas situações de temporais, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao cair ao solo, podem estar energizados. A orientação é: mantenha a distância. Não se aproxime em hipótese alguma e acione a Energisa", informa a empresa em nota.

Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (67) 99948-1957. Para situações relacionadas a rompimento de cabos ou falta de energia elétrica, os números de atendimento são (67) 99980-0698 ou 0800 722 7272.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias