ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Atrativo de Bonito recupera licença total após suspensão por ataques de peixes

Praia registrou ataque de tambaquis a turistas em março e fez adequações pedidas, diz Imasul

Por Silvia Frias | 10/07/2025 11:13
Atrativo de Bonito recupera licença total após suspensão por ataques de peixes
Praia da Figueira é um dos principais atrativos turísticos de Bonito (Foto/Reprodução)

Portaria do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) liberou totalmente o funcionamento das atividades na Praia da Figueira, em Bonito, distante 297 quilômetros de Campo Grande. A licença de operações havia sido revogada em março, logo após a divulgação de ataque de tambaquis, que chegaram a causar amputação, ocorrido naquele período.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) liberou o funcionamento da Praia da Figueira, em Bonito, após a suspensão da licença de operação em março. A medida foi tomada após ataques de tambaquis, que causaram amputações em turistas. A empresa responsável implementou medidas de segurança e monitoramento para garantir a viabilidade ambiental. As atividades foram retomadas após a instalação de barreiras e adaptações para evitar novos incidentes.

A portaria que revogou os efeitos da suspensão da licença de operação foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado, beneficiando a Empreendimentos Turísticos Alto de Formoso Ltda., pessoa jurídica responsável pelos atrativos da Praia da Figueira.

No texto, o diretor-presidente do Imasul, Luiz Mário Ferreira, diz que a “empresa implementou medidas educativas, estruturais e de monitoramento que garantem a viabilidade ambiental do desenvolvimento das atividades”.

O gerente do grupo Praia Parque, Alecsandro Kossmann, explica que a publicação libera 100% das atividades. Até março, por conta dos indidentes, foi imposta restrição na área para banho e de atividades na água. "Agora, tudo liberado, com toda segurança", garantiu, citando passeios de caiaque, stad up e pedalinho.

Histórico – De janeiro a março deste ano, 11 pessoas foram mordidas por peixes da espécie tambaqui, sendo 5 casos de amputação de dedos e os demais de sutura. Os turistas estavam na área conhecida como “Bar Molhado”, na Praia da Figueira.

No dia 25 de março, portaria suspendeu a licença de operação, paralisando as atividades na lagoa artificial.

No início de abril, o empreendimento instalou barragens de contenção para impedir o acesso dos visitantes ao Bar Molhado, onde ocorreram os incidentes, e, posteriormente, executou adaptações para impedir o contato dos turistas com os peixes.

Ainda em abril, no dia 10, o Imasul autorizou a abertura da lagoa artificial. No período da suspensão, as atividades terrestres não foram afetadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias