Boliviana que passou por Corumbá fará exames em Santa Cruz
A jovem, de 18, fez exames em Puerto Suárez, devido aos sintomas suspeitos, mas não há resultado final ainda
Boliviana que chegou em Corumbá com suspeita de estar infectada com novo coronavírus, foi levada para Santa Cruz de La Sierra, a 600 km da divisa. A estrangeira de 18 anos havia feito exames primários e procedimentos médicos, em Puerto Suárez, devido aos sintomas suspeitos, mas o resultado não foi confirmado ainda.
Em fala divulgada na rede social do jornal Estrella del Oriente, Edgar Hinojosa, responsável pelo Serviço Departamental de Saúde na fronteira, explicou que o caso foi informado primeiro à Santa Cruz de La Sierra, e em seguida, o relato de que havia uma boliviana possivelmente infectada, foi enviado para a equipe fronteiriça.
A jovem vinha de São Paulo até Corumbá, e em seguida iria para a Bolívia. “Nossa equipe acionou a Vigilância Sanitária de Corumbá para que o ônibus fosse identificado. Daí, seguimos com uma ambulância da fronteira até a paciente, que depois de coleta para exames no Brasil, foi trazida para o Hospital Príncipe da Paz, em Puerto Suárez, e também passou por exames médicos”, informou Edgar.
Segundo informações do Diário Corumbaense, após rápida conversa com ela, Edgar conta que a mulher foi atendida em São Paulo, com os sintomas, porém, os médicos "não quiseram" interná-la. “Ainda não sabemos se ela foi atendida ou não. Aqui, ela apresentava febre e tosse produtiva (quando existe produção de muco ou catarro), por quatro dias seguidos. Os exames foram feitos e aguardamos o resultado. A paciente segue em isolamento”, afirmou.
Vistoria - Os passageiros que estavam no mesmo ônibus, que foi interceptado na noite de quinta-feira (19), ficaram apreensivos durante a vistoria. O veículo foi escoltado até a sede do Corpo de Bombeiros, em Corumbá, e junto a uma equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Polícia Militar e dos Bombeiros, fez o acompanhamento e coletou todos os dados necessários dos passageiros e também da estrangeira.
Os passageiros foram orientados a irem para casa e permanecerem em isolamento domiciliar por sete dias ou até que o resultado do exame da boliviana saia. Se for negativo, eles poderão sair da quarentena. Todos também são monitorados pela Saúde em relação a qualquer sintoma.