Com Bolsonaro na lista, medalha “Águia da Fronteira” é entregue a Reinaldo
Homenagem a 61 personalidades foi entregue hoje, no aniversário de 34 anos do DOF
O governador Reinaldo Azambuja recebeu nesta terça-feira (31) em Dourados (a 233 km de Campo Grande) a medalha “Águia da Fronteira”, entregue pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira.
A homenagem, no auditório do Sindicato Rural, fez parte do aniversário de 34 anos do departamento, formado por policiais militares. É a segunda vez que Reinaldo recebe a comenda. A outra ocorreu em 2014.
Além do governador, outras 60 personalidades foram homenageadas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro. Em fevereiro de 2018, quando esteve em Dourados ainda como deputado federal e pré-candidato a presidente, Bolsonaro conheceu a sede do DOF.
“O DOF orgulha Mato Grosso do Sul pelos resultados de apreensões de drogas. São mais de 1.050 toneladas nesse período de existência do DOF. É o que mais contribui em retirar drogas de circulação em nível de Brasil”, afirmou o governador.
Reinaldo afirmou que até o início de 2022 vai entregar a sede própria do departamento, no trevo da MS-156 com a BR-163. “Terá heliponto, estrutura ainda melhor para fortalecer o policiamento de fronteira em Mato Grosso do Sul”.
Segundo o governador, dos dois helicópteros que serão comprados pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, um ficará em Campo Grande e o outro na sede do DOF em Dourados.
Ele citou a importância de a sede nova ganhar o nome do mais emblemático diretor que o DOF teve em três décadas, o coronel Adib Massad, morto em março deste ano aos 91 anos. “Perpetuar o nome do coronel Adib na sede do DOF é um orgulho para todos nós pelo que ele representou como policial aguerrido, ostensivo e que coibia o crime nessa fronteira”.
Os outros homenageados são o secretário Nacional de Segurança Pública Carlos Renato Paim, o secretário de Segurança do Mato Grosso Alexandre Bustamante, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul Luiz Alexandre Gomes da Silva e o delegado-geral da Polícia Civil Adriano Garcia Geraldo e 22 policiais militares do DOF.
Nenhum representante do presidente da República foi chamado para receber a medalha. O DOF ainda não informou se a comenda será entregue em outra data.
Com a cerimônia do DOF, Reinaldo encerra a agenda de dois dias em Dourados. Ele chegou ontem à cidade para entregar e lançar obras. Hoje também esteve em Itaporã e Douradina.