Concessionária promete aumentar sinalização em trecho marcado por acidentes
Moradores cobram duplicação na região de sitiocas em Dourados, mas CCR diz que cumpre contrato
A concessionária CCR MSVia prometeu aumentar a sinalização para tentar conter os acidentes com mortes na altura do km 251 da BR-163, em Dourados. Na quarta-feira (5), moradores de sitiocas bloquearam a rodovia por duas horas em protesto por mais segurança.
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A concessionária CCR MSVia anunciou medidas para aumentar a segurança no km 251 da BR-163 em Dourados, após protestos de moradores devido a acidentes fatais. A empresa prometeu melhorar a sinalização, instalar novas placas e aplicar linhas de redução de velocidade. Apesar das ações, a duplicação do trecho ainda não tem prazo definido. Moradores cobram melhorias urgentes, como rotatórias e acostamentos, e apontam a retirada de radares como fator para o aumento de acidentes. Novos radares serão instalados em breve.
Na noite de domingo (3), colisão entre uma caminhonete Ford Ranger e uma Kombi em frente às sitiocas matou um garoto de 9 anos e deixou outro de 6 em estado gravíssimo.
Ontem à tarde, o coordenador de operações da CCR em Mato Grosso do Sul, Bruno Galvão dos Santos, e o diretor de relações institucionais, Marcelo Pizani, se reuniram com representantes dos moradores, na Delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Dourados.
Em nota encaminhada pela assessoria de comunicação, a concessionária informou que, durante a reunião, foi reiterado aos moradores o Programa de Redução de Acidentes, com ações educativas e de fiscalização em trechos críticos, identificados por dados estatísticos em conjunto com a PRF.
Após solicitações da população, CCR MSVia anunciou ações para melhorar as condições dos acessos às sitiocas, com colocação de fresado (tipo de pavimento) no acostamento, instalação de novas placas de sinalização e aplicação das chamadas “linhas de estímulo de redução de velocidade” (para alertar ao motorista sobre a necessidade de trafegar mais devagar).
Durante a reunião, os representantes da concessionária foram cobrados sobre a duplicação do trecho, mas não anunciaram prazo previsto para a obra e disseram que a CCR atua dentro dos limites previstos no contrato de concessão com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
“Em que pese o compromisso, fato é que a rodovia precisa de melhorias urgentes, como duplicação de pistas, construção de rotatórias, construção de vias marginais, contornos, acostamentos e instalação de equipamentos de segurança, como lombadas eletrônicas, iluminação e sinalização nas entradas das sitiocas”, afirma trecho do documento assinado pelos moradores e entregue aos representantes da CCR.
“A ausência de duplicação adequada, a falta de acostamento e a falta de rotatórias foram determinantes nos acidentes fatais ocorridos nos últimos dias. A gravidade da situação exige ação imediata e coordenada, assegurando que as soluções implementadas atendam aos padrões de qualidade e segurança necessários para evitar a perpetuação de acidentes trágicos na BR-163 no trecho entre o Trevo da Bandeira e a Indústria Inpasa”, cita o documento.
Conforme os moradores, os acidentes aumentaram no local após a retirada dos radares em frente à sede da Embrapa Agropecuária Oeste, na saída para Caarapó. Marcelo Tezani informou que novos radares já foram comprados e serão instalados nos mesmos pontos.
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