ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Dois são presos em MS em ação contra consórcio que levava droga para o Sul

Prisões ocorreram em Ponta Porã; pelo menos R$ 30 milhões foram apreendidos em 4 estados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 21/11/2023 10:48
Pacotes de dinheiro, relógio e munições apreendidos na operação de hoje (Foto: Divulgação/PF)
Pacotes de dinheiro, relógio e munições apreendidos na operação de hoje (Foto: Divulgação/PF)

Dois homens, identificados como Ramão Cesar Salabarrieto Palermo e Robson Valensuela, foram presos nesta terça-feira (21) em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, no âmbito da Operação Cartage. Deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a ação mira organização criminosa que mandava maconha da fronteira de MS com o Paraguai para estados do Sul do Brasil através do chamado “consórcio da droga”.

Junto com a cidade-gêmea Pedro Juan Caballero (Paraguai), Ponta Porã é a principal base de facções que operam na linha internacional para controlar o tráfico de drogas e de armas. Segundo fontes policiais, Ramão e Robson são o elo da organização na fronteira, responsáveis em comprar e despachar a droga.

Além de Ponta Porã, a operação cumpre hoje 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão no Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Justiça ainda determinou outras 15 medidas cautelares, como monitoramento eletrônico dos investigados, sequestro de 21 imóveis e 39 veículos e bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.

Segundo o delegado da Polícia Federal Israel Castilho, responsável pela operação, pelo menos R$ 30 milhões em bens móveis e imóveis e dinheiro foram apreendidos hoje. Entre as apreensões estão carros de luxo (entre eles um Porsche e um Volvo), relógios de alto valor, armas de grosso calibre e até um taco de beisebol enrolado com arame farpado, ao estilo do bastão usado pelo personagem “Negan”, da série norte-americana The Walking Dead”.

Armas e taco de beisebol com arame farpado, encontrados em endereços vasculhados hoje (Foto: Divulgação/PF)
Armas e taco de beisebol com arame farpado, encontrados em endereços vasculhados hoje (Foto: Divulgação/PF)

Segundo a PF, as investigações, conduzidas pela delegacia de Florianópolis (SC), foram iniciadas em 2021, a partir da apreensão de 24 toneladas de maconha. Em dois anos de trabalho integrado entre as forças de segurança, oito pessoas foram presas e 100 toneladas de maconha apreendidas.

A droga ingressava no Brasil pela fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã e depois era levada a região da Grande Florianópolis, onde era armazenada e distribuída. Os investigados respondem por tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias