Escândalo envolvendo mulher de traficante derruba chefe da Interpol
Policiais paraguaios são acusados de retirar código vermelho da ficha da esposa de Sebastián Marset

A Polícia Nacional nomeou nesta segunda-feira (4) o comissário Julio Roberto Maldonado como novo titular da Interpol (Polícia Internacional) no Paraguai. A medida foi tomada após escândalo envolvendo a cúpula da agência e a mulher do narcotraficante uruguaio Sebastián Marset.
Também procurada pela Justiça do Paraguai por tráfico internacional, lavagem de dinheiro e outros crimes, Gianina García Troche estava incluída na chamada “Red Notice”, também conhecida como “difusão vermelha”, lista que reúne os mais procurados de cada país.
- Leia Também
- Pastor ligado ao tráfico de cocaína se entrega à polícia
- Bolívia caçava narcotraficante quando prendeu suspeito de matar garagista
Entretanto, policiais paraguaios lotados na Interpol alteraram os dados no sistema e retiraram a classificação de “código rojo” que existia na ficha criminal, o que permitiu à Gianina circular livremente pelo país.
Ex-jogador profissional de futebol, Sebastián Marset é apontado como sócio do narcotraficante Miguel Ángel Insfrán Galeano, o “Tio Rico”, considerado o maior traficante do Paraguai na atualidade e que foi preso no dia 9 de fevereiro deste ano no Rio de Janeiro. Os dois são suspeitos de mandar matar o promotor de Justiça Marcelo Pecci, em maio de 2022.
Há uma semana, a Interpol Paraguai está sob intervenção após ser descoberto o plano para blindar a traficante. Inicialmente, foi nomeado para o cargo o também comissário Víctor Hugo Flores Montiel, que substituiu Rodolfo Fernandez Almada.
Entretanto, Montiel ficou menos de uma semana no cargo. Os investigadores descobriram que foi exatamente o seu login que fora utilizado para retirar o código vermelho da ficha de Gianina.
Por causa do escândalo, seguem presos os oficiais Hugo Xavier Vallejos Rivas e Gabriela Vassos Mosqueira e o suboficial Kevin Eduardo Montiel Sanabria. Os três são apontados como os responsáveis em acessar o sistema de mandados de prisão e retirar o nome da traficante da lista de procurados.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.