Estado abre licitação de R$ 62,5 milhões para recuperar trechos da MS-180
Rodovia acumula erosões, rachaduras e interdições desde 2016, quando parte do asfalto “derreteu” após chuvas
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) abriu licitação estimada em R$ 62,5 milhões para eliminar pontos críticos ao longo da MS-180, entre a MS-289 e a MS-295, em trecho de 84,84 km nos municípios de Amambai e Iguatemi. O aviso foi publicado na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial do Estado.
RESUMO
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A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) lançou licitação de R$ 62,5 milhões para resolver problemas críticos na MS-180, em trecho de 84,84 km entre Amambai e Iguatemi. A obra visa corrigir erosões, afundamentos e falhas de drenagem que persistem há quase dez anos na rodovia. A MS-180 tem histórico problemático desde 2016, quando o asfalto recém-executado apresentou rachaduras e crateras de até 6 metros após chuvas intensas. O trecho havia sido pavimentado em 2013 por R$ 24,4 milhões, mas falhas na execução levaram o Estado a buscar ressarcimento de R$ 22,5 milhões da construtora responsável.
A obra prevê intervenções estruturais para corrigir áreas que, há quase uma década, registram erosões, afundamentos e falhas de drenagem. A concorrência será totalmente eletrônica, com abertura marcada para 11 de dezembro de 2025 e julgamento pelo critério de menor preço.
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A MS-180 acumula histórico de problemas. Em 2016, após fortes chuvas, o asfalto recém-executado rachou, cedeu e abriu valas de grande profundidade, o que levou à interdição parcial entre Juti e Iguatemi. Técnicos identificaram crateras de até 6 metros e danos ao longo de mais de 70 km da rodovia.
O trecho havia sido pavimentado em contrato de 2013, no valor de R$ 24,4 milhões, mas apresentou falhas ainda durante a execução. Em 2017, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) acionou o Estado para exigir obras emergenciais e de restauração. Laudos posteriores apontaram que a pavimentação pode ter intensificado processos erosivos devido à falta de drenagem e contenção adequadas.
Em setembro de 2023, o juiz Marcelo Ivo de Oliveira determinou perícia na obra, no trajeto de Iguatemi a Juti, em uma ação na qual o governo do Estado buscava o ressarcimento de R$ 22,545 milhões da construtora responsável pela obra.
O novo edital surge após anos de reparos pontuais e monitoramento. O pacote prevê intervenções como drenagem, correção de erosões, estabilização de taludes e recomposição do pavimento, medidas consideradas essenciais para conter danos que se repetem a cada período de chuvas.
Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o link direto do Diário Oficial não é divulgado. A íntegra do documento pode ser consultada no site da Agesul ou na edição do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, nas páginas 68 e 69.
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