ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 15º

Interior

Família de colono executado na fronteira pagou resgate de R$ 1,6 milhão

Mesmo com pagamento, Helmut Ediger e dois empregados foram mortos a tiros e facadas em San Estanislao

Helio de Freitas, de Dourados | 23/11/2021 09:49
Policiais na região onde colono menonita e empregados foram sequestrados e mortos. (Foto: Última Hora)
Policiais na região onde colono menonita e empregados foram sequestrados e mortos. (Foto: Última Hora)

O colono menonita Helmut Ediger Friesen, 74, e dois de seus funcionários foram mortos por sequestradores mesmo com pagamento de resgate. Os três foram executados a tiros e golpes de faca ontem (22), na área rural de San Estanislao (Paraguai), a 130 quilômetros em linha reta do município de Paranhos (MS).

Especula-se que a família do cidadão de origem alemã tenha pago em guaranis (a moeda oficial do Paraguai) o equivalente a 1,6 milhão de reais. Policiais e promotores paraguaios que atuam no caso afirmam que os familiares foram enganados pelos sequestradores.

O diretor de investigações da Polícia Nacional, comissário César Silguero, disse que o sequestro de Helmul e de três empregados (um deles conseguiu escapar dos sequestradores) ocorreu por volta de 11h de ontem. Quatro horas depois, os familiares pagaram o resgate, mas as vítimas não foram libertas.

“Isso é o mais terrível desses bandidos. Levaram o dinheiro e mataram as vítimas. Estamos enviando a elite dos investigadores de Asunción [a capital paraguaia] para prender os responsáveis”, disse o comissário, em entrevista hoje à rádio ABC Cardinal.

Segundo o policial, dois sequestradores estão identificados. A polícia paraguaia não revelou se eles fazem parte de algum grupo guerrilheiro atuante naquela região. Além do EPP (Exército do Povo Paraguaio), ACA (Associação Campesina Armada) e outros grupos menores atuam na região, promovendo assaltos, sequestros e assassinatos.

Colono – Os corpos de Helmut e de dois dos três empregados levados com ele foram encontrados na propriedade do colono. Os outros dois mortos foram identificados como Rolando Dias Gonzales e o brasileiro Odair dos Santos.

Eder Cordeiro Machado, 18, conseguiu escapar dos sequestradores. Foi ele que apontou onde estavam os corpos e deu informações à polícia sobre o sequestro.

Em julho deste ano, Helmut já tinha sido feito de refém por criminosos encapuzados e fortemente armados, que invadiram a propriedade. Na ocasião, ele foi amarrado com fita adesiva e deixado à beira da estrada. O grupo fugiu levando dinheiro e um caminhão, encontrado incinerado horas depois.

Menonitas - Os menonitas surgiram após a Reforma Luterana (no século XVI), que causou divisão no cristianismo. O holandês Menno Simons é considerado o fundador do movimento.

Os menonitas vivem em comunidades e se dedicam a atividades agrícolas e pecuárias. Não usam telefone, internet e nem mesmo veículos motorizados. O meio de transporte é a carroça puxada por cavalos.

Nos siga no Google Notícias