ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 34º

Interior

Fórum da Mulher deve ter obras iniciadas em 2026, anuncia presidente do TJMS

Desembargador Pavan inaugurou prédio em Maracaju e detalhou investimentos na infraestrutura do Judiciário

Por Maristela Brunetto | 04/09/2025 12:29
Fórum da Mulher deve ter obras iniciadas em 2026, anuncia presidente do TJMS
Prédio será construído junto à Casa da Mulher Brasileira (Foto: Reprodução)

O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Dorival Renato Pavan, anunciou nesta quinta-feira (4) que a construção do Fórum da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, em Campo Grande, deve começar no início de 2026. O prédio terá 1.545,40 m² de área construída, sistema de energia fotovoltaica e será erguido em terreno de 5,4 mil m² doado pela União, localizado atrás da Casa da Mulher Brasileira, na região do Aeroporto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul anunciou que a construção do Fórum da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, em Campo Grande, terá início em 2026. O prédio será erguido em terreno de 5,4 mil m² doado pela União, próximo à Casa da Mulher Brasileira, contando com 1.545,40 m² de área construída e sistema de energia fotovoltaica.O TJMS também planeja outras expansões, incluindo um novo fórum em Dourados e um Fórum Criminal exclusivo em Campo Grande. A instituição anunciou ainda a criação de novas varas judiciais e a realização de concurso público para 150 analistas judiciários, visando suprir a defasagem de servidores.

A declaração foi feita durante a inauguração do novo Fórum de Maracaju, construído em área cedida pela prefeitura. O antigo prédio ficará com o município, que deve economizar com aluguel, segundo o prefeito Marcos Calderan. Ainda hoje, também será entregue a reforma do Fórum de Dourados, investimento de mais de R$ 2,57 milhões.

Fórum da Mulher deve ter obras iniciadas em 2026, anuncia presidente do TJMS
Autoridades inauguraram esta manhã novo prédio do Fórum de Maracaju (Foto: Hosana de Lourdes)

Pavan falou também sobre a entrega da reforma do Fórum de Campo Grande, prevista para o próximo mês, para melhorar a estrutura e o atendimento à população. “A reforma do Fórum de Campo Grande trará mais adequação de trabalho para os magistrados e servidores, garantindo maior eficiência e conforto para quem busca o Judiciário”, afirmou Pavan.

Além disso, o presidente do TJMS mencionou projetos futuros em outras cidades, como um novo Fórum em Ponta Porã, já que o fórum atual não suporta a demanda, e o Fórum Criminal de Campo Grande, que permitirá separar as áreas cível e criminal em prédios distintos. A construção do Fórum Criminal de Campo Grande depende da formalização da entrega de áreas e deve avançar nos próximos anos.

O desembargador detalhou a criação e instalação de novas varas em todo o Estado. Atualmente, o Judiciário conta com quatro varas de violência doméstica – duas voltadas ao atendimento das vítimas e duas responsáveis pela execução de processos já sentenciados – além da Vara da Infância e Adolescência, que atua separadamente.

Entre as novidades, está a terceira vara de Paranaíba, além das duas novas varas de Sucessões, que serão desmembradas das varas de Família. Com isso, a capital contará com seis varas de Família e duas de Sucessões, aumentando a celeridade processual. A instalação das novas varas está prevista para outubro, com a convocação dos aprovados no último concurso.

Concurso público - Para reforçar a estrutura, Pavan anunciou concurso público para 150 analistas judiciários, cargos recentemente criados por meio de lei. A medida é para suprir a defasagem de servidores, especialmente no interior e na CPE (Central de Processamento Eletrônico), que opera com déficit de cerca de 30 funcionários, conforme ele. Também está prevista a ampliação do número de assessores de juízes, com o objetivo de acelerar a tramitação dos processos.

(Com informações do site TudodoMS)