ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Governo Federal reconhece emergência de Miranda por chuvas intensas

O município de Miranda registrou, desde o começo do ano até agora, 583,6 mm de chuva; rio está em 6,88 metros

Gabriel de Matos | 27/03/2023 10:35
Ponte sobre o Rio Miranda no município de mesmo nome (Foto: Reprodução/Sudoeste MS)
Ponte sobre o Rio Miranda no município de mesmo nome (Foto: Reprodução/Sudoeste MS)

O Governo Federal publicou portaria que reconhece situação de emergência no município de Miranda, distante 201 km de Campo Grande, por conta das chuvas intensas. O documento foi assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

O município deu entrada no processo para reconhecimento da situação no último dia 1º de março. O reconhecimento permite a contratação de empresas e uso de recursos públicos sem licitações para sanar os prejuízos causados pelo volume pluviométrico registrado nos últimos meses.

O município de Miranda registrou, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desde o começo do ano até esta segunda-feira, 583,6 mm de chuva. De acordo com a Defesa Civil do município, o Rio Miranda está 3 metros acima do normal. O nível atual é de 6,88 metros.

A Defesa Civil ainda ressaltou que a tendência é que algumas estradas sejam recuperadas. A região do Chapena está com sinal de baixa desde os últimos dias.

Nível do Rio Miranda está em 6,88 metros nesta segunda-feira (Foto: Defesa Civil)
Nível do Rio Miranda está em 6,88 metros nesta segunda-feira (Foto: Defesa Civil)

Previsão do tempoEsta segunda-feira (27) deve ser de pancadas de chuva para a cidade mirandense. A manhã será com muitas nuvens. Já no período vespertino e noturno, pode chover.

O Inmet publicou aviso que termina às 23h59 desta segunda-feira de chuvas intensas (perigo potencial). Isso significa que pode chover até 50 mm com ventos de até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

Confira o texto completo com a Portaria nº 1.193, de 23 de março de 2023, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil neste link.

Nos siga no Google Notícias