Hospital Regional de Dourados passa a realizar cirurgias pediátricas
A unidade hospitalar disponibiliza no setor 12 leitos de internação e 10 leitos de UTI
O HRD (Hospital Regional de Dourados) iniciou nesta segunda-feira (19) o atendimento a pacientes pediátricos, ampliando de forma significativa o acesso à assistência especializada para crianças dos 34 municípios que integram a região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hospital Regional de Dourados (HRD) passou a oferecer cirurgias pediátricas, ampliando o acesso a serviços especializados para crianças de 34 municípios do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. A unidade disponibiliza 12 leitos de internação e 10 de UTI pediátrica, além de procedimentos cirúrgicos mensais em cirurgia geral e urologia. O atendimento é regulado pelo Complexo Regulador Estadual, sem demanda espontânea. A iniciativa fortalece a rede pública de saúde, reduzindo transferências para outros centros e acelerando diagnósticos. O diretor técnico do HRD destacou a importância do serviço para a região. O hospital, inaugurado em dezembro de 2023, opera 100% digital, com agendamento via WhatsApp e acesso online a exames, garantindo maior eficiência no atendimento.
O início do serviço faz parte do processo de consolidação da unidade como referência regional em saúde pública, fortalecendo a rede de atenção e garantindo mais segurança, qualidade e humanização no cuidado infantil.
- Leia Também
- Centro de triagem tem rachaduras, infiltrações e 191 presos onde caberiam 86
- Famílias culpam greve na anestesia por morte e atraso em cirurgias na Santa Casa
O atendimento pediátrico será regulado pelo Complexo Regulador Estadual, portanto, não haverá demanda espontânea.
Nesta primeira etapa, o hospital disponibiliza 12 leitos de internação e 10 leitos de UTI pediátrica, estrutura considerada fundamental para atender casos de média e alta complexidade na região.
Além do atendimento clínico, o HRD passa a realizar procedimentos cirúrgicos pediátricos mensais, nas especialidades de cirurgia geral e urologia.
De acordo com o contrato de gestão da unidade, após a abertura completa dos serviços, o hospital deverá atender pacientes pediátricos também nas áreas de ortopedia, oftalmologia, neurologia clínica e no acompanhamento de crianças egressas da UTI, ampliando ainda mais a capacidade de resolutividade local.
Para o diretor técnico do HRD, João Angelo Hoffmann, o início das atividades representa um avanço relevante para toda a região sul do Estado.
“A implantação do serviço pediátrico no Hospital Regional de Dourados é um marco para a nossa unidade e, principalmente, para a população. Estamos falando de um atendimento que beneficia diretamente crianças de todos os 34 municípios do Cone Sul, garantindo acesso a um cuidado especializado, seguro e de qualidade, mais próximo de casa”, destacou.
Com a nova estrutura, a expectativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é reduzir transferências para outros centros, acelerar diagnósticos e tratamentos e oferecer maior tranquilidade às famílias que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) na região.

100% digital – No dia 20 de dezembro do ano passado, o Hospital Regional de Dourados foi inaugurado; a unidade já nasceu 100% digital, com seus serviços integrados em processos eletrônicos em toda a jornada de atendimento: do agendamento às internações.
Entre as facilidades aos usuários do SUS o hospital oferece um sistema de agendamento digital, permitindo que o paciente confirme sua consulta pelo WhatsApp, garantindo melhor organização da agenda assistencial.
Além disso, os pacientes tem acesso rápido a todos os exames diretamente pelo Portal de Exames, eliminando a necessidade de papéis e deslocamentos extras.


