ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Índios denunciam que foram alvo de disparos na madrugada de hoje

Luciana Brazil | 10/10/2013 08:00

Índios e fazendeiros entraram em conflito na madrugada de hoje (10) na chácara Trator Mil, em Miranda, depois que cerca de 300 indígenas invadiram a propriedade rural na manhã de ontem (9). E a situação pode ficar ainda mais tensa na região, porque os índios ameaçam ampliar a invasão e os fazendeiros estão dispostos a resistir, já que a Justiça não retira os indígenas das propriedades. 

De acordo com o cacique Ediberto Antonio Terena, cerca de 15 carros chegaram à fazenda por volta de 1 hora da madrugada e tiros teriam sido ouvidos. Segundo o cacique, os disparos foram dados pelos produtores rurais. “Nós apenas nos escondemos”, relatou.

Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com os fazendeiros para ouvir a versão dos produtores. Ninguém ficou ferido no conflito.

A invasão, que aconteceu por volta das 5 horas da manhã de ontem, foi feita pelos índios da aldeia Moreira, que fica no município de Miranda, a 201 km de Campo Grande. Os terenas invadiram a fazenda Trator Mil de 11 hectares.

Eles já planejam invadir a área que fica em frente, do outro lado da rodovia, e que chega a 7,2 mil hectares, abrangendo cerca de cinco propriedades rurais.

Na área de mais de 7 mil hectares está localizada a fazenda Jambeira, do ex-governador do Estado Pedro Pedrossian. Na semana passada a fazenda do filho de Pedrossian também foi invadida.

Os índios exigem que as demarcações de terra, que já tiveram início, sejam concluídas. Caso contrário, novas invasões devem acontecer.

Uma equipe da Funai (Fundação Nacional do Índio) esteve ontem com os terena. Um relatório, que solicita rapidez nas demarcações, já foi entregue, segundo o cacique Ediberto, para a Funai e enviado a Brasília.

Nos siga no Google Notícias