ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Obras de artistas regionais são destaque em exposição na UFMS

A exposição faz parte das comemorações pelos 46 anos da UFMS e leva o acervo da Universidade para o interior

Por Judson Marinho | 02/11/2025 12:58
Obras de artistas regionais são destaque em exposição na UFMS
"O sopro" (1978) pintura do artista Humberto Espíndola que está na lista de obras a serem expostas no evento (Imagem: Reprodução)

Durante a primeira semana de novembro, Nova Andradina se tornará um ponto de encontro entre arte, cultura e educação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A exposição “Itinerâncias”, que reúne obras de artistas sul-mato-grossenses, será realizada em Nova Andradina entre os dias 3 e 7 de novembro. O evento, que integra as comemorações dos 46 anos da UFMS, ocorrerá no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa e no Câmpus da UFMS, com entrada gratuita. A mostra inclui pinturas e esculturas de renomados artistas como Humberto Espíndola e Adilson Schieffer, promovendo o acesso à cultura no interior do estado. A iniciativa faz parte do Festival de Arte e Cultura do IFMS (Festac), que também oferece palestras, workshops e oficinas artísticas. A parceria entre UFMS e IFMS amplia o alcance das ações culturais, proporcionando uma experiência transformadora para estudantes e moradores. A exposição já passou por outras cidades, consolidando-se como uma importante ação de valorização da arte regional.

A cidade recebe a exposição “Itinerâncias”, que reúne obras de renomados artistas sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas do acervo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A mostra ficará aberta à visitação de 3 a 5 de novembro no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, com abertura oficial na segunda-feira (3), às 10h. Em seguida, de 6 a 7 de novembro, o evento será realizado no Câmpus da UFMS em Nova Andradina (CPNA). A visitação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Entre os autores com obras expostas estão Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas, artistas que contribuíram para a consolidação das artes visuais em Mato Grosso do Sul.

A exposição faz parte das comemorações pelos 46 anos da UFMS e integra o projeto que leva o acervo da Universidade para os câmpus do interior, fortalecendo o acesso à cultura em todas as regiões do Estado.

Em Nova Andradina, a mostra ocorre em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), dentro da programação do Festival de Arte e Cultura do IFMS (Festac).

A diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Rozana Valentim, ressalta que a parceria amplia o alcance das ações culturais da Universidade.

“Será uma honra integrar a exposição Itinerâncias ao Festac, possibilitando que mais pessoas tenham contato com obras de artistas consagrados do nosso Estado. Nova Andradina é um exemplo de incentivo à vivência artística e cultural”, destaca.

Para a coordenadora do Festac 2025, professora Silvana Colombelli Parra Sanches, do IFMS, o evento é uma oportunidade única para estudantes e moradores da região.

“Será uma grande alegria trazer para nossos estudantes obras de artistas consagrados de Mato Grosso do Sul. Muitos terão esse contato real pela primeira vez. É uma experiência transformadora”, afirma.

O diretor do Câmpus da UFMS de Nova Andradina, Paulo Schotten, ressalta que a presença da mostra reforça o papel da Universidade na formação integral do cidadão.

“A UFMS não forma apenas profissionais técnicos, mas cidadãos conscientes e comprometidos com a cultura e a humanidade. Ao trazer a Itinerâncias para a cidade, a Universidade reafirma seu papel no desenvolvimento social e cultural da comunidade”, destaca.

Arte e cultura - A Itinerâncias já passou pela Cidade Universitária, em Campo Grande, e pelos câmpus da UFMS em Aquidauana, Coxim, Naviraí e Corumbá (Pantanal). Em cada local, a exposição tem atraído visitantes, estudantes e artistas locais, consolidando-se como uma das principais ações culturais de valorização da arte regional.

Em Nova Andradina, além da exposição, o Festac 2025 contará com palestras, workshops e oficinas de diversas modalidades artísticas, como desenho, escultura, fotografia, teatro, crochê e canto, além de apresentações culturais e debates sobre identidade e produção cultural.