Bolsa Atleta MS 2026 amplia categorias e inclusão no esporte estadual
A inclusão da comunidade surda é um dos principais marcos deste novo ciclo

Na próxima segunda-feira (3), o Governo de Mato Grosso do Sul realiza a cerimônia de entrega dos kits esportivos dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico – edição 2026.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A edição 2026 chega com importantes avanços, tanto nos valores das bolsas quanto na criação de novas categorias, ampliando o alcance e a representatividade da iniciativa.
- Leia Também
- Atletas de MS representam o Brasil no Mundial de Vôlei de Praia
- Bataguassu desbanca favoritos e é campeão do Sul-Mato-Grossense Série B
Entre as novidades estão as categorias Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico, Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, e Bolsa Atleta Pódio Complementar Surdolímpico.
O evento acontece às 17h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, reunindo atletas e técnicos de diversas modalidades em um momento de reconhecimento e celebração do esporte estadual.
Ao todo, 302 atletas e 41 técnicos serão contemplados nesta nova edição, que representa um investimento de R$ 4,2 milhões, oriundos do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE).
O valor será destinado ao pagamento dos benefícios ao longo de 12 meses. Os programas são executados pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
A inclusão da comunidade surda é um dos principais marcos deste novo ciclo. Pela primeira vez, atletas e técnicos surdos participaram da seleção em categorias específicas. Para se candidatar, os atletas precisaram estar filiados a entidades de administração do desporto de surdos, em nível estadual ou nacional.
Outra inovação foi a criação da categoria Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, que surge como uma etapa intermediária entre as bolsas internacional e olímpica.
O objetivo é oferecer suporte financeiro contínuo durante o ciclo olímpico, garantindo que os atletas tenham condições adequadas de preparação e participação em competições de alto rendimento.
O programa também manterá ainda a categoria Bolsa Atleta Paralímpica, que contempla atletas e técnicos que representaram Mato Grosso do Sul nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e já iniciam o ciclo de preparação para Los Angeles 2028.
Entre os beneficiados estão:
- Fernando Rufino (paracanoagem) e o técnico Admir Arantes;
- Yeltsin Jacques (atletismo) e o técnico Celso Arantes;
- Kelly Kethyllin Barros Victória (judô) e a técnica Anne Talitha Almeida Ferreira Silva;
- Paulo Henrique Andrade dos Reis (atletismo) e o técnico Daniel Silva de Sena.
O atleta Guilherme Ademilson dos Anjos Santos, que atuou como guia de Yeltsin Jacques nos Jogos de Paris, também foi contemplado na categoria Bolsa Atleta-Guia, reforçando a valorização dos profissionais que contribuem diretamente para o desempenho esportivo de alto rendimento.
Investimento contínuo - Com os novos ajustes e categorias, o Governo do Estado entende que as mudanças vão reforçar o compromisso de valorizar o talento e o esforço dos atletas e técnicos sul-mato-grossenses, garantindo que possam seguir competindo e representando Mato Grosso do Sul nos cenários nacional e internacional.
A entrega dos kits amplia o acesso ao incentivo e promove o desenvolvimento de uma geração que une superação, diversidade e excelência esportiva.

