Operação binacional contra tráfico destrói pistas clandestinas na fronteira
Senad paraguaia usou explosivos para abrir buracos em quatro pistas de narcotraficantes
Quatro pistas clandestinas usadas por narcotraficantes foram destruídas neste domingo (24) pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
A ação ocorreu no âmbito da Operação Basalto, deflagrada na semana passada em conjunto com a Operação Ágata, que ocorre no lado brasileiro da fronteira.
Com uso de explosivos (vídeo acima) e apoio de militares da FTC (Força-Tarefa Conjunta), a agência paraguaia abriu buracos nas pistas para impedir pouso de aviões que trazem cocaína de países produtores (Bolívia, Colômbia e Peru). Dos locais, a droga é transportada por terra até o Brasil e a países europeus.
As pistas localizadas por helicópteros no Parque Nacional Paso Bravo, no departamento de Concepción, na faixa de fronteira com o município de Caracol (MS).
Desencadeada no lado paraguaio da fronteira, a Operação Basalto se estenderá até o final deste mês e busca, segundo a Senad, afetar a estrutura do narcotráfico, tráfico de armas, contrabando e crime organizado em geral que atua na linha internacional.