Rompimento de adutora deixa pelo menos oito bairros sem água
Conforme a Sanesul, a previsão é de que o conserto seja concluído até as 18h desta sexta-feira
Pelo menos oito bairros de Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande, estão sem abastecimento de água desde a noite de quinta-feira (15), após o rompimento de uma adutora que alimenta um dos principais reservatórios da cidade. A informação foi confirmada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), responsável pelo sistema. Nesta semana o mesmo ocorreu em Dourados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O rompimento de uma adutora em Corumbá, Mato Grosso do Sul, deixou oito bairros sem abastecimento de água desde a noite de quinta-feira (15). A estrutura, que alimenta um dos principais reservatórios da cidade, afeta áreas como Popular Velha, Popular Nova, Universitário e parte do Centro. A Sanesul, empresa responsável pelo sistema, mobilizou equipe técnica especializada para realizar os reparos, com previsão de conclusão até as 18h de sexta-feira (16). O fornecimento será restabelecido gradativamente após o conserto, e a população foi orientada a economizar água durante o período.
Os bairros afetados são: Popular Velha, Popular Nova, Universitário, Maria Leite, Ernesto Sábica, parte do Centro, Aeroporto, Jardim Aeroporto e imediações. A concessionária não descarta que outras áreas próximas também sejam impactadas.
Segundo a Sanesul, o rompimento aconteceu de forma inesperada e exigiu a mobilização imediata de uma equipe técnica especializada. Devido à complexidade dos reparos, a previsão é de que o conserto seja concluído até as 18h desta sexta-feira (16).
Somente após a finalização dos trabalhos, o fornecimento de água começará a ser restabelecido de forma gradativa. A empresa orienta os moradores a economizarem a água armazenada em suas caixas d’água, utilizando apenas para atividades essenciais. A empresa informou ainda que um novo comunicado será divulgado assim que o abastecimento for normalizado.
Outro caso - Quase metade da população de Dourados também ficou sem o abastecimento regular de água tratada nesta semana. O desabastecimento, que começou na manhã de segunda (12), atingiu cerca de 45% dos moradores da cidade. Ele foi causado pelo rompimento de uma adutora na rodovia federal BR-163, próximo à indústria de etanol de milho.
O rompimento ocorreu devido a falha de pressão em curva da rede de distribuição, que deslocou a tubulação e afetou a estabilidade do solo. Madson Valente, diretor comercial e de operações da Sanesul, explicou que, para corrigir o problema, foi necessário realizar serviços de escoramento e ancoragem da rede no Rio Dourados. A falta de água também afetou a rede municipal de ensino, que chegou a suspender as aulas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.