Três candidatos disputam cargo de prefeito assassinado na fronteira
Entre os candidatos está Ronald Acevedo, irmão de José Carlos Acevedo, morto em maio
Três candidatos vão disputar as eleições extemporâneas para escolher o novo prefeito de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada por uma rua de Ponta Porã (MS) e principal centro de turismo de compras da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
Julio Vega (Partido Colorado), Ronald Acevedo (Partido Liberal) e Luis Gabriel Genes (Partido Pátria Querida) vão disputar os votos dos pedrojuaninos para ocupar a cadeira que era de José Carlos Acevedo, assassinado por pistoleiros em maio deste ano aos 51 anos de idade quando exercia o quarto mandato.
Segundo a imprensa paraguaia, as internas partidárias tiveram baixa adesão. Apenas 7.600 pessoas foram até as sedes dos partidos para votar nos pré-candidatos e escolher qual seria o representante de cada legenda.
No Partido Colorado, Julio Vega recebeu 3.049 votos e venceu José Núñez, que teve 676 votos. O número de votantes foi de apenas 12% dos 31 mil colorados com direito a voto.
Adversário histórico do Partido Colorado, o Partido Liberal teve participação ainda menor. Dos 36 filiados, apenas 8,70% foram votar. Ronald Acevedo, ex-governador de Amambay e irmão do prefeito assassinado, era candidato único e recebeu 3.203 votos para disputar a cadeira que era do irmão.
Ronald Acevedo renunciou ao cargo de governador em julho deste ano para disputar a eleição de prefeito. Atualmente o município é administrado pela ex-presidente da Câmara, Carolina Yunis, mulher de Ronald. No Paraguai não existem cargos de vice-prefeito e vice-governador.
No Partido Pátria Querida, de oposição, Luis Gabriel Genes era candidato único e recebeu apenas oito votos de filiados. A eleição será no dia 30 de outubro.