Vento forte cobre centro de Paranaíba com nuvem de poeira vermelha
Segundo o meteorologista Natalio Abrahão, a poeira se espalhou devido à falta de chuva e ventania intensa
Na tarde de hoje (24), a cidade de Paranaíba, a 408 km da Capital, ficou “tomada” pela terra trazida por ventos intensos na região. Vídeos registrados por moradores da região mostram que uma poeira avermelhada se espalhou pela região central da cidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na tarde de hoje, a cidade de Paranaíba enfrentou uma tempestade de poeira causada por ventos intensos, resultando em uma nuvem avermelhada que se espalhou pela região central. O fenômeno ocorreu devido à falta de chuvas prolongadas, que deixou o solo seco e propenso à poeira. O meteorologista Natalio Abrão alertou sobre a possibilidade de tempestades na região, enquanto o Inmet emitiu um alerta laranja para 17 municípios de Mato Grosso do Sul, prevendo chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo, além de potenciais danos à energia elétrica e plantações.
Conforme apuração do Paranaíba Notícia, a forte ventania repentina também causou queda de energia em alguns bairros da cidade. Entretanto, não foi registrada queda de árvores na região.
De acordo com o meteorologista Natalio Abrahão, o fenômeno ocorreu porque a cidade estava há um longo tempo sem chuva, oque deixou solo com poeira, que se espalhou facilmente pela região durante a forte ventania.
Ele aponta, também, que tempestades podem surgir na região norte e leste do Estado. “Há uma forte instabilidade devido ao calor excessivo e a baixa pressão atuando no Paraguai”, explica o meteorologista.
Alerta - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta laranja de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, às 12h de hoje para 17 municípios de Mato Grosso do Sul.
Além de Paranaíba, são mencionados os seguintes municípios: Três Lagoa, Selvíria, Santa Rita do Pardo, Rochedo, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Paraíso das Águas, Jaraguari, Inocência, Chapadão do Sul, Cassilândia, Campo Grande, Camapuã, Brasilândia, Bandeirantes, Aparecida do Taboado e Água Clara.
O órgão também alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Com colaboração do jornalista Luís Vilela, do Paranaíba Notícia
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.