Estudantes do Enade 2024 já podem acessar o local de prova
Avaliações serão aplicadas no dia 24 de novembro, em âmbito nacional
Os estudantes inscritos no Enade 2024 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) já têm acesso ao local onde realizarão a prova. O cartão de confirmação da inscrição foi liberado pelo Sistema Enade, nesta quinta-feira (7), sendo necessário que os acadêmicos acessem a plataforma utilizando a senha Gov.br para consultar e imprimir o documento.
Embora não seja obrigatório no dia do exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda que os participantes levem o cartão de confirmação, que contém informações importantes, como endereço e horário da prova, documentos de identificação necessários e dados sobre atendimentos especializados, caso tenham sido solicitados.
A prova está marcada para o dia 24 de novembro e ocorrerá em todas as 27 unidades da Federação. Além disso, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início do exame às 13h30 e término às 18h.
A edição de 2024 do Enade terá um enfoque especial na avaliação de cursos que formam professores para a educação básica. Além das provas teóricas habituais, o Inep incluirá uma avaliação prática para estudantes de cursos voltados à docência, visando aprimorar a coleta de informações sobre a formação de docentes no Brasil.
O Enade 2024 avaliará licenciaturas em 17 áreas de conhecimento, incluindo artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
No último levantamento, publicado em 2023, Mato Grosso do Sul teve posições distintas no ranking. Curso que costuma ser o mais concorrido, Medicina surpreendeu no ranking. Disponível no interior do Estado, o da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) ficou em 42º lugar no Brasil, entre instituições públicas e privadas, inclusive à frente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – que abriu a formação há mais tempo. A federal alcançou a 65ª posição da lista nacional.
O curso de Agronomia na UFMS ficou em 14º entre os mesmos oferecidos em outras universidades do Brasil. A posição é a mais alta alcançada por um curso no Estado nesta edição do ranking da Folha. A mesma formação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ficou em 31º lugar e na UFGD, em 43º. Zootecnia, também na UFMS, apresentou o segundo melhor resultado (19º) de Mato Grosso do Sul. O curso também está bem cotado na UEMS (22º) e na UFGD (25º).
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.