ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 34º

Cidades

Missa dá inicio à Campanha da Fraternidade 2018 que discute violência

Em Campo Grande, abertura ocorreu durante missa na manhã deste domingo

Osvaldo Júnior e Mirian Machado | 18/02/2018 11:37
Missa dá inicio à Campanha da Fraternidade 2018 que discute violência
Preparativos para a missa, realizada na manhã deste domingo (Foto: Direto das ruas)

Em casa, no trânsito, na escola, no ambiente de trabalho, nas ruas, nas periferias e nos centros – a violência, que se manifesta em vários ambientes e permeia diferentes relações sociais, é o centro das reflexões da Campanha da Fraternidade deste ano. A abertura em Campo Grande ocorreu na manhã deste domingo (dia 18) no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, durante missa celebrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa.

Missa dá inicio à Campanha da Fraternidade 2018 que discute violência
Vivian, coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Realizado anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil),
a Campanha da Fraternidade tem, desta vez, o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”. A coordenadora das ações na arquidiocese de Campo Grande, Vivian Elias, afirmou que a campanha visa ajudar na reflexão sobre a vida sem violência.

De acordo com ela, a violência será discutida em diversas frentes. “A violência contra a mulher, contra a criança e o adolescente, no trânsito, o suicídio, a violência na escola, o crime organizado”, listou Vivian. 

Missa dá inicio à Campanha da Fraternidade 2018 que discute violência
Um dos cartazes da Campanha da Fraternidade deste ano (Foto: Divulgação)

As ações não serão restritas ao período da quaresma, quando são realizados os encontros da Campanha da Fraternidade, mas se estenderá durante todo o ano, conforme afirmou a coordenadora. “Nas escolas, serão realizados teatros, danças; na questão da violência no trânsito, serão feitas ações em parceria com o Detran...”, exemplificou.

Das temáticas a serem abordadas a partir da Campanha da Fraternidade, Vivian destaca a questão do suicídio. “Os dados são alarmantes. Eu li que a cada quatro segundos, uma pessoa se suicida no mundo”, mencionou.

A coordenadora afirmou que, entre as ações relativas à prevenção do suicídio, serão realizados pela Arquidiocese dois cursos, abertos para o público em geral. Não estão definidos, ainda, o local e a data desses cursos.

As ações da Campanha da Fraternidade se concentram no período da quaresma, que começou na Quarta-feira de Cinzas (neste ano, dia 14 de fevereiro) e se encerra no Domingo de Ramos (dia 25 de março).

Nos siga no Google Notícias