O que observar antes de comprar uma peça estampada
Algumas estampas não combinam com nada e são completamente desarmônicas. Vem comigo aprender a avaliar.
Se você procurar no dicionário o significado de BELO, verá que as palavras harmonia nas formas e proporções, contemplação e deleite sempre vão aparecer. Logo, para algo ser belo é necessário que tenha harmonia, equilíbrio entre as linhas, formas e cores e precisa ser contemplativo, ou seja, admirável. Partindo deste princípio, algumas estampas, além de feias, são uma verdadeira armadilha para um guarda-roupa funcional, porque são difíceis de usar e de combinar. Aprenda alguns detalhes importantes para você observar antes de comprar algo estampado (e vale para vestuário de forma geral e decoração).
1 Observe se o desenho tem uma continuidade onde a peça foi cortada e costurada. Por exemplo uma estampa de pássaro: imagina de a manga e o corpo da blusa tem partes cortadas do animal e nas costuras elas não se encontram. Junta a cabeça com o pé e por aí vai. Fica desarmônico, e, portanto, deixa a peça com cara de malfeita.
2 Uma estampa é considerada feia e desarmônica quando ela mistura vários temas. Por exemplo: flor, com fruta e animal. Uma estampa de onça com flores no meio certamente dificulta a combinação, e a visualização, porque ela fica confusa. Opte por estampa só com flor, ou só com o animal, ou só de listra, ou só de poá, com um único tema. A chance de que ela seja harmônica e mais versátil é muito maior.
3 Estampas com desenhos na mesma escala, por exemplo, flores do mesmo tamanho ou listras com a mesma espessura tendem a ser mais harmônicas.
4 Prefira estampas com menos cores: duas, três ou no máximo quatro cores diferentes. Quanto mais cores diferentes tiver a estampa, mais difícil será de usá-la e combiná-la. Além disso, observe se as cores conversam entre si: imagine combinar uma cor muito viva com um tom pastel? Considerando a harmonia entre as cores, o resultado ficará confuso.
5 Dica extra: quanto mais colorida for a estampa, mais informal ela será. Estampas com apenas duas cores e em cores mais neutras, como branco e preto, tendem a ser mais formais. E quanto maior for o desenho da estampa, mais volume trata para a silhueta. Assista ao vídeo para conferir as explicações com imagens.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.