Uma cidade que nunca vê a luz do sol
Tomar o sol tem benefícios para nosso corpo, sem duvida. A luz solar contribui decisivamente para produzir a vitamina D, que joga um papel fundamental na absorção do cálcio. O sol é uma dessas coisas que não podemos evitar permanentemente, sua luz chega a todos os pontos do planeta. Todos?
3.000 pessoas sem sol.
É difícil de acreditar, mas existe uma pequena cidade, com mais de 3.000 habitantes, onde não chega a luz solar. Seu nome é Rjukan e está localizada há 180 quilômetros de Oslo, na Noruega. Sua temperatura media anual é de menos 11 graus Celsius. O principal problema é que a cidade está localizada em um vale muito profundo. As montanhas que a rodeiam não deixam que a luz solar ilumine suas ruas.
Espelhos, a solução.
Os primeiros espelhos que temos conhecimento datam de 3.500 anos. Quem diria que seriam a solução para que a população de Rjukan passasse a receber luz solar? A ideia resolveu a vida dos moradores. Construíram enormes espelhos que refletissem a luz solar, controlados por computadores para que possam seguir o sol de maneira remota.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.