Afta crônica ou recorrente é sinal de alerta
Olá! Hoje tenho um assunto que não é levado a sério pela maioria das pessoas, mas pode ser um incômodo e tanto na vida de quem sofre com este problema: as aftas. Mais especificamente, vou falar sobre a afta recorrente, que é uma condição na qual a afta costuma retornar com uma certa frequência.
As aftas são aquelas pequenas úlceras ou lesões que aparecem na parte interna da boca. Geralmente, causam dor e incômodo, e somem após alguns dias. Isso já é suficiente para dar raiva, não é mesmo? Mas, e quando se passam duas, até três semanas e elas não somem? E o pior: e quando você parece ter sempre novas aftas surgindo?
- Leia Também
- Câncer de boca: conheça as causas e os sintomas
- A diferença entre o custo e o valor do implante dentário
Essa condição da afta recorrente não tem uma única causa conhecida. Costuma ser uma união de fatores, que passam por deficiências imunológicas, falta de vitaminas (principalmente a vitamina C) e, até mesmo, reações a alguma coisa que você esteja consumindo.
O tratamento, por sua vez, não é específico. Além dos cuidados de higienização, reposição de vitaminas para o fortalecimento do sistema imunológico, há certos tipos de alimentos, como os muito ácidos como: laranja, abacaxi, limão e outros, que devem ser evitados. Nos casos de dor extrema, procure seu dentista para ele te ajudar com as soluções para reduzir o problema.
Mas atenção ao sinal de alerta: o excesso de duração ou de aparecimento das aftas pode indicar algum problema imunológico ou de desequilíbrio do seu corpo. Por isso, é importante contar com ajuda! Procure seu dentista de confiança para observar isso de perto.
Gostou de saber mais sobre aftas e quer conferir mais informações sobre a saúde da sua boca?
Confira o meu Instagram, @marcopolosiebra e veja os vídeos que eu já produzi por lá e receba as novidades que estão por vir!
Até mais e um abraço!
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.