ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Momento Saúde Bucal

Carvão ativado: como funciona e precauções

Por Marco Polo Siebra (*) | 13/03/2024 15:34

O carvão ativado é uma substância conhecida por sua função de "detox". Trata-se de uma forma de carbono com alta porosidade, que ajuda a remover impurezas do organismo. Além disso, o carvão ativado é utilizado em diversos produtos, incluindo cremes dentais, com o objetivo de clarear manchas e o amarelado dos dentes.

Ao escovar os dentes com um produto que contém carvão ativado, é possível gradativamente remover as manchas superficiais que se acumulam no esmalte dentário. Essas manchas podem ser causadas por hábitos como o consumo de refrigerantes, café e vinho.

No entanto, é importante ressaltar que não se deve esfregar os dentes com carvão puro. É recomendado procurar produtos de higiene dental seguros e aprovados pelo dentista e pela Anvisa. Antes de utilizar qualquer produto para clareamento dental, é sempre aconselhável consultar um dentista especializado para entender o melhor tipo de tratamento e escolher a opção mais indicada para o seu caso. Preserve a saúde dos seus dentes e cuide bem do seu sorriso! 😁🦷

O carvão ativado é um tópico que gera muita polêmica quando se trata de clareamento dental. Vamos explorar os prós e contras:

  1. Como o carvão ativado funciona para clarear os dentes?

    • Prós: O carvão ativado tem a capacidade de absorver impurezas e remover manchas superficiais nos dentes. Ele age no esmalte dental, eliminando manchas causadas por alimentos como café, vinho e refrigerante.

    • Contras: No entanto, não há evidências científicas suficientes para afirmar que o carvão ativado é eficaz ou seguro para uso regular. Além disso, ele pode ser abrasivo e desgastar o esmalte dentário se usado de forma inadequada.

  2. Precauções ao usar carvão ativado:

    • Não esfregue os dentes com carvão puro! Procure produtos de higiene dental seguros e aprovados pelo seu dentista e pela Anvisa.

    • Consulte um dentista antes de clarear os dentes. Cada pessoa é diferente, e um profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu caso.

  3. Benefícios do uso seguro de carvão ativado:

    • Remoção da placa bacteriana: Ajuda a manter a saúde bucal.

    • Branqueamento dos dentes: Gradualmente clareia o sorriso.

    • Limpeza geral dos dentes: Remove impurezas e manchas.

  4. Conclusão:

    • O carvão ativado pode ser uma opção interessante para quem busca alternativas naturais de clareamento dental.

    • No entanto, é essencial usar produtos específicos e seguir as orientações do seu dentista.

Lembre-se sempre de conversar com um dentista antes de iniciar qualquer procedimento por conta própria. A saúde dos seus dentes é fundamental! 🦷💙

Usar ou não usar? Não usar.

Por quê? Porque ele é abrasivo e desgasta a camada de esmalte que protege o dente.

Clareia mesmo os dentes? Sim, mas é um clareamento ordinário pois danifica o esmalte.

Causa algum prejuízo? Simmmm, muito, pelo fato de ser abrasivo, ele acaba com o esmalte do dente que é uma camada do dente que fica em contato com a saliva que tem um ph ácido devido ao processo de digestão, que começamos na boca, na mastigação dos alimentos.

E aí gostaram desse vídeo então compartilhem e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um grande abraço até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias