Apesar da volta de coleta, bairros amanhecem com lixeiras lotadas
Solurb havia anunciado que o serviço retornaria ontem, mas até o momento, bairros da Capital seguem sem coleta
Alguns bairros da Capital amanheceram com lixo acumulado nas lixeiras devido à falta de coleta nesta quinta-feira (28). Moradores dos bairros Jardim Los Angeles, Residencial Oiti e Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian reclamaram que o lixo ainda não havia sido coletado, embora a previsão de retorno do serviço estivesse marcada para esta terça-feira (26).
A designer de unhas e moradora do Jardim Los Angeles Janice Ortiz Rodrigues Rocha, de 30 anos, chegou a registrar em vídeo o acúmulo de lixo na Rua Agnelo Souza Castro. “É muito lixo e mau odor na rua. A última vez que passou na sexta, no dia 22, mas já era pra ter passado nesta quarta-feira”.
Outra moradora, a dona de casa Ana Gamarra, deparou-se com o lixo acumulado na manhã de hoje. Ela acumulou os resíduos desde a última sexta-feira (23), último dia de coleta, mas até o momento, nenhum serviço foi realizado. "Saí ontem e, ao verificar hoje de manhã, percebi que o lixo ainda estava do lado de fora. Além disso, o saco de lixo já estava rasgado".
Já a advogada Juliane de Oliveira Melo Cabrera, de 38 anos, explica que a última coleta no Residencial Oiti também ocorreu no dia 23 de dezembro. "Era um horário especial e pegou todo mundo de surpresa. As pessoas sabem desses anúncios mais pelas redes sociais".
Preocupada com a situação, a advogada tomou a iniciativa de entrar em contato com a Solurb, concessionária responsável pela coleta de lixo de Campo Grande, para registrar sua reclamação.
"Aqui a coleta é realizada na segunda, quarta e sexta. Na segunda-feira ninguém veio, porque era Natal. Só que ontem todo mundo esperou a coleta do lixo e não passou ninguém por aqui. Está tudo cheio de lixo acumulado. Já entrei em contato com a Solurb para fazer a reclamação", comenta Juliane.
Recesso - Em 19 de dezembro deste ano, a Solurb publicou um comunicado anunciando a paralisação do serviço durante as datas festivas deste período. Conforme o acordo coletivo, os trabalhadores realizarão duas pausas nos próximos dias.
Nos dias 24 e 25, domingo e segunda-feira, a empresa informou que não haveria coleta na Capital. Entretanto, na terça-feira (26), a programação da Solurb estava prevista para retornar ao normal.
Na semana da virada de ano, a mesma pausa será repetida nos dias 31 e 1º, domingo e segunda-feira, respectivamente, sem coleta. O retorno das atividades está programado para o dia 2 de janeiro de 2024, uma terça-feira.
“Nesses dias aumenta muito a geração de resíduos, e sem coleta acumula mais, o que exige um esforço enorme das equipes e da logística, para recolher tudo. Demora um pouco mais pra dar conta do volume, mas todas as equipes estão dedicadas a isso”, explica o gerente operacional da Solurb, Bruno Velloso.
A reportagem entrou em contato com a Solurb para entender a razão pela qual a coleta ainda não foi realizada nos bairros mencionados, e se há uma previsão para a regularização desse serviço.
Em resposta, a concessionária explicou que devido à ausência de coleta no Natal, os bairros atendidos na frequência de segunda, quarta e sexta tiveram a coleta de lixo prejudicada. "No entanto, devido ao acúmulo de lixo, associado à grande geração de resíduos nesta época do ano, não foi possível concluir a coleta em todos os bairros atendidos por essa frequência", diz a Solurb em nota.
A empresa também ressaltou, em nota enviada ao Campo Grande News, que as regiões afetadas serão priorizadas na coleta programada para sexta-feira (29). "É importante ressaltar que nos dias sem coleta, evite deixar seu lixo na rua para evitar atrair animais e gerar mais sujeira".
[**] Matéria editada às 11h44 do dia 28 de dezembro para acréscimo da nota de retorno da concessionária.
Direto das Ruas – A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.