Capivara é encontrada agonizando após ser atropelada na Afonso Pena
Moradores tentam fazer a retirada do animal durante a noite desta sexta-feira (1º)
Capivara foi flagrada agonizando após sofrer um atropelamento no trânsito dos altos da Avenida Afonso Pena, durante o início da noite desta sexta-feira (1º), em Campo Grande. Até o fechamento da reportagem, moradores da região tentavam acionar os órgãos responsáveis para prestar socorro ao roedor, que é considerado um dos símbolos da Cidade Morena.
Com peso médio de 50 quilos e 60 centímetros de altura, a capivara é o maior roedor do mundo e chega a viver até 12 anos. No entanto, corre perigo nas ruas de Campo Grande devido ao abuso de velocidade dos condutores.
Na Capital, o máximo permitido é de 50 km/h, velocidade que permite visualizar o animal, ligar o pisca-alerta e sinalizar a travessia.
O atropelamento de capivara só se enquadra em crime ambiental, se for atestado que o condutor agiu de forma intencional, jogando o veículo em direção aos animais. Neste caso, a pena vai de seis meses a um ano de detenção.
Se o motorista ou as placas do veículo forem identificados posteriormente, o responsável poderá responder pelo crime. A reportagem também questionou o capitão do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar sobre o registro da ocorrência. Não houve retorno até a publicação desta matéria.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.