Em dia de chuva e alagamento, até jacaré aparece no Chácara dos Poderes
Morador reclama que ruas ficam intransitáveis e problema é recorrente
Toda vez que chove um pouco mais forte em Campo Grande, a história se repete: as ruas do bairro Chácara dos Poderes inundam e se tornam intransitáveis. Ontem à noite, teve até um flagrante inusitado, de jacaré que apareceu no quintal de um dos imóveis da região.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores do bairro Chácara dos Poderes, em Campo Grande, enfrentam alagamentos recorrentes durante períodos de chuva intensa. Na noite de ontem, um jacaré foi flagrado no quintal de uma residência, causando preocupação entre os habitantes da região. A situação tem se agravado, segundo relatos de moradores, mesmo após a construção de uma bacia de amortecimento no Jardim Noroeste. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos afirma que, sem esta estrutura, os alagamentos seriam ainda mais críticos.
O registro foi feito ontem à noite pelo produtor cultural Luiz Cláudio Dias Schueda, 42 anos. O flagrante aconteceu por volta das 23h. Na imagem, os cachorros, assustados, latem em volta, enquanto o morador grita para que eles se afastem. “Gente, um jacaré!”, se assusta.
- Leia Também
- Morador vê bairro isolado por cratera e ruas destruídas: “acordamos ilhados”
- Poste de energia não resiste à chuva e cai no Chácara dos Poderes
Luiz Cláudio acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental) e ficou de prontidão, cuidando para que os cães não se aproximam mais do jacaré. A polícia enviou equipe no início da madrugada e recolheu o jacaré, que foi transportado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
O produtor acredita que algum morador do entorno esteja com criadouro clandestino de jacaré. "Eu moro há 25 anos aqui, ando nesses brejos, nunca tinha visto", disse. Ele relembra que a imagem de outro filhote circulou no grupo em dezembro, em época de chuva, o que reforçaria a tese. "O reservatório da pessoa pode ter enchido e ele escapou".
A imagem foi enviada ao grupo de moradores na Chácara dos Poderes. O empresário Valfrido Pereira do Prado, 63 anos, confirmou que essa não foi a primeira vez que um vizinho encontrou jacaré pelo caminho. Mas esse é só fato curioso para eles, que sofrem mesmo é com as ruas intransitáveis.
“Toda vez que chove é isso, e fica cada vez pior”, lamentou o empresário. Ontem, durante a chuva, ele foi até a chácara onde o filho, a nora e o neto moram, mas hoje não conseguiu repetir o trajeto. Parou na parte alagada da Rua NE2. Ele está preocupado com o neto, de 2 anos, que estava febril. “Se eu não conseguir ir, vou pedir ajuda aos bombeiros”. O filho também encaminhou imagens, mostrando o "rio" que se formou na porta de casa.
O empresário tem chácara no bairro há 10 anos e reclama que o problema é recorrente. Ele considera que os alagamentos pioraram com a construção da bacia de amortecimento no Jardim Noroeste.
A assessoria da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informa que a situação seria pior sem a bacia de amortecimento, que já consegue reter parte da água da chuva. Sem a estrutura, a enxurrada desceria direto para o bairro, tornando o alagamento mais crítico.
A bacia de amortecimento no Jardim Noroeste, em Campo Grande, é uma obra estruturante para reter águas pluviais, reduzir a força das enxurradas e prevenir alagamentos e erosões na região. Localizado na divisa com a Chácara dos Poderes, o "piscinão" faz parte de um projeto de drenagem de 4,1 km.
A bacia tem capacidade para receber 8.735,81 metros cúbicos de água da chuva.
#matéria atualizada às 12h34 para acréscimo de informações.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem através das redes sociais. Também é possível entrar em contato pelo canal Direto das Ruas.

