Família se depara com lixo ao visitar famoso ninho de tuiuiú
Menina de 4 anos recolhe as garrafas de plástico jogadas por quem passa pelo local
Para quem tem consciência ambiental, nem dia de passeio é dia "de folga". O empresário Eudes Márcio de Lima, 54, que trabalha com ecologia, enviou ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas o vídeo da família recolhendo lixo na BR-262, no trecho que liga Miranda a Corumbá, na tarde de sábado (16). O empresário comentou que estava visitando com a família o ninhal de tuiuiús tombado como patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul.
O leitor contou à reportagem que estava levando a filha de 4 anos pela primeira vez ao Pantanal e visitar o ninho de tuiuiús era o sonho da família. "Quando descemos do carro e vimos o chão, decidimos juntar o lixo, separamos o reciclável de papéis contaminados. Mas é muito lixo". Eudes relata que os turistas visitam o ninhal, levam garrafas de água e não recolhem o lixo após o passeio.
Algo que surpreende no vídeo é a pequena menina recolhendo o lixo que está à beira da rodovia e comentando ao pai que "não pode jogar lixo nem na rua, nem no rio". Segundo o pai, desde pequena a menina possui consciência ecológica e é ensinada a separar e jogar o lixo corretamente. "Nós ensinamos ela porque quando ela crescer, no dia que ela tomar a cervejinha dela, ela vai saber onde é que joga lata de cerveja", comentou.
O local - O ninho artificial de tuiuiús, na BR-262, foi criado após série de incêndios destruir o original, em 2020. A criação foi feita pela concessionária de energia elétrica Energisa. O ninho, tombado como patrimônio histórico, foi reconstruído e hoje a família de tuiuiús segue crescendo no local, com três filhotinhos.
Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.