Leitor reclama de multa após receber conta do Detran atrasada
Mesmo que não chegue pelos Correios, conta precisa ser paga em dia; opção é tirar o boleto online
Quem nunca teve que pagar multa em alguma conta atrasada? E quem nunca pagou um boleto que chegou em casa pelos Correios já depois da data de vencimento? Situações que acabam sendo corriqueiros, mas geram prejuízo para quem precisa pagar suas contas. E com Joel Aquino não foi diferente, segundo relato do mesmo.
Leitor do Campo Grande News, Joel entrou em contato com a redação pelo canal Direto das Ruas para reclamar que a guia de licenciamento de seu veículo, enviadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), chegou depois do vencimento.
"São enviadas pelos Correios, porém, entregaram com atraso, chegando já vencida. Aí é o contribuinte que precisa pagar quase R$ 70 de multa pelo atraso, sendo que a culpa não é minha, e sim de quem enviou a cobrança atrasado", diz Joel.
Contudo, como já é de conhecimento geral, mesmo que as contas cheguem com atraso, é responsabilidade do consumidor/contribuinte pagar as faturas em dia, buscando a instituição emissora da cobrança para buscar um meio de não atrasar.
Em resposta a contato da reportagem, a assessoria do Detran frisou que o departamento não tem conhecimento de atrasos na entrega dos licenciamentos e está verificando a situação junto aos Correios para que seja sanado e resolvido o problema.
"A guia atualizada fica disponível pelo aplicativo Detran-MS ou pelo portal Meu Detran. A orientação é que o condutor gere a guia e pague pela internet normalmente e também fique atento ao calendário já disponível", destaca o órgão, acrescentando ainda que dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (67) 3368-0500.
Calendário - O licenciamento é um pagamento obrigatório e deve ser pago todos os anos pelos donos de carros, motos e outros veículos automotores. O não pagamento do mesmo fazer até com que o carro seja apreendido caso o condutor caia em alguma blitz.
O calendário de pagamento vai de maio a outubro. No primeiro mês, os proprietários de veículos com placas final 1 e 2 é que devem quitar o tributo. Placas final 3 e 4 devem ser pagos em junho, enquanto o mês de julho é a vez das placas final 5 e 6.
Já no mês de agosto, quem precisa pagar o licenciamento são aqueles com veículos com placas final 7 e 8. Placas final 9 ficam para setembro, enquanto placas final 0 só precisam fazer o pagamento no mês de outubro.
Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação.
Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Também é possível entrar em contato pelo Fale Conosco. Para que a imagem enviada a reportagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.