Muro desaba com chuva forte e família perde "quase tudo" dentro de casa
A chuva acumulada no município chegou a 98,2 milímetros, com rajadas de vento de 71,3 km/h
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma forte chuva em Bonito, Mato Grosso do Sul, causou grandes danos a uma residência no Bairro Portal do Rio Formoso, deixando a casa inundada e com muitos entulhos. A força da água entortou a porta de ferro da cozinha e danificou móveis e eletrodomésticos. Apesar de ninguém ter se ferido, a família perdeu a maioria de seus pertences. Embora a prefeitura afirme estar ciente da situação e planeje obras de drenagem para a região, a família critica a falta de ação imediata e busca ajuda por meio de mutirão e vaquinha online.
A madrugada de domingo (22) se tornou pesadelo para uma família de Bonito, que perdeu praticamente tudo com a forte chuva. De acordo com o Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento do Tempo e do Clima), a chuva acumulada no município entre os dias 20 e 22 de dezembro, chegou a 98,2 milímetros, com rajadas de vento de 71,3 km/h.
O casal de professores, Débora, de 57 anos, e Tomas Patrocínio, de 58 anos, estavam em um casamento em Dourados e foram surpreendidos com a notícia dada pela vizinha. A residência fica localizada no Bairro Portal do Rio Formoso.
Conforme conta o técnico florestal, Jeferson Silva, de 32 anos, genro do dono da casa afetada, o muro desabou e a água subiu, pelo menos, 40 centímetros.
“Isso pegou o nível da cama, colchão, guarda-roupas, fogão, armário, as bicicletas entortaram, a moto danificou. A geladeira ainda vai avaliar, o sofá vai mandar reformar. O portão foi encontrado no meio da mata”, contou.
Em uma das fotos é possível ver que a porta de ferro da cozinha até entornou com a força da água.
Apesar das perdas materiais, Jeferson também pensa que foi um livramento. “Na hora, ninguém estava em casa. Foi um livramento. A indignação é falta de gestão nas ruas da cidade. Culpo a gestão pública como um todo. Sabem dos bairros que tem alagamento e vão deixando”, lamentou.
O genro também lembra que no momento em que a vizinha avisou sobre o ocorrido, já foi doloroso ver tudo o que se perdeu.
“Quando a vizinha ligou já foi bem difícil, ele [sogro] ficou bem emocionado. Ele comprou o terreno e foi construindo a casa. Quando ele chegou, ficou bem abalado”, disse.
Jeferson enfatizou que a Prefeitura de Bonito não foi até o local oferecer ajuda, mas que ele irá solicitar para a retirada de entulhos.
Com a repercussão da situação, foi criado mutirão de limpeza e feito uma vaquinha online para ajudar na reestruturação da casa.
A Prefeitura de Bonito informou que o Portal do Rio Formoso está entre os bairros que irá receber as obras de drenagem e pavimentação, por meio de parceria com o Governo do Estado. O projeto já está pronto e deve ser assinado em janeiro de 2025, para licitação em fevereiro.
“Infelizmente o que ocorreu em Bonito na madrugada deste domingo (22) foi algo atípico, uma chuva de 110 mm em um intervalo de duas horas, algo que infelizmente, foge do controle do poder público. Além disso, lá neste bairro, temos outro agravante, que são casas construídas abaixo do nível da rua, o que em casos de enxurradas, acabam ficando mais vulneráveis”, diz parte da nota.
A prefeitura informa ainda que está por dentro de toda a situação e que o prefeito visitou todas as áreas afetadas já no início da manhã de domingo. “O que pôde ser feito de imediato foi realizado, como remoção de árvores, assistência a algumas famílias, enfim”, finalizou.
Direto das Ruas - A situação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.